Ministério do Meio Ambiente
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Escola Nacional de Botânica Tropical
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Botânica

 

Processo de Seleção para o Mestrado e Doutorado 2010 ingresso 2011

Resultado Final ( por ordem de Classificação )


Candidatos aprovados para o Doutorado

1º Daniele Monteiro Ferreira
2º Raquel Fernandes Monteiro
3º Flavia dos Santos Pinto
4º Fernanda dos Santos Silva

 

Candidatos aprovados para o Mestrado

1º Paula Moraes Leitman
2º Daniele Andrade de Carvalho
3º Rodrigo Tomazetto de Carvalho
4º Augusto Giaretta de Oliveira
5º Zaira Affine Matheus
6º Bruna Nunes de Luna
7º Gabriela Machado Magalhães
8º Thiago Erir Cadete Meneguzzo
9º Deisy Pereira Saraiva
10º Felipe Machado Pinheiro
11º Thalita Mendes Crespo


Candidatos Aprovados para a Segunda Fase da Seleção - Curso de Mestrado

Horário da Avaliação do Plano de Trabalho - Com a presença obrigatória do candidato

(Por ordem alfabética)

Todas as Avaliações serão realizadas na quinta-feira dia 02/12/2010, na ENBT

 
Candidatos
Horário
     
1
Arthur Vinicius dos Santos Couto
09:00
2
Augusto Giaretta de Oliveira
09:20
3
Bruna Nunes de Luna
09:40
4
Daniele Andrade de Carvalho
10:00
5
Deisy Pereira Saraiva
10:20
6
Felipe Machado Pinheiro
10:40
7
Gabriela Machado Magalhães
11:00
8
Hanna Brum François Amaral
11:20
9
Lucas Sá Barreto Jordão
11:40
10
Nyara Alves Motta
13:20
11
Paula Moraes Leitman
13:40
12
Rodrigo Tomazetto de Carvalho
14:00
13
Thalita Mendes Crespo
14:20
14
Thiago Erir Cadete Meneguzzo
14:40
15
Zaira Affine Matheus
15:00

 

Horário de Avaliação de Projeto de Tese para os Candidatos ao Doutorado

Quarta - Feira 01/12/2010

 
Candidatos
Horário
     
1
Ana Luiza de Oliveira Moura
09:00
2
Daniel Ruschel
10:00
3
Daniele Monteiro Ferreira
11:00
4
Eduardo da Silva Leal
12:00
5
Elton Luis Monteiro de Assis
14:00
6
Fernanda dos Santos Silva
15:00
7
Flavia dos Santos Pinto
16:00
 

Quinta - Feira 02/12/2010

 
Candidatos
Horário
     
1
Francismeire Bonadeu
09:00
2
Josiene Rossini
10:00
3
Raquel Fernandes Monteiro
11:00
4
Rozijane Santos Fernandes
12:00
5
Tahysa Mota Macedo
14:00
6
Vivian Almeida Assunção
15:00

 

Datas e Horários das Provas

   A prova escrita (seleção Mestrado) será realizada no dia 29 de novembro, as 09 horas e terá duração de 3 (tres) horas (terminando as 12 horas).
   A prova de inglês (seleção Doutorado) será realizado no dia 30 de novembro , as 09 horas e terá duração de 1 (uma) hora (terminando as 10 horas).

   Observamos que todas as provas acontecerão na ENBT.

Listagem dos Candidatos Inscritos no Processo de Seleção para o Mestrado e Doutorado ano 2010/11

Candidatos ao Doutorado

Nº de Inscrição Candidato Área Orientador
       
1
Ana Luiza de Oliveira Moura DVEN Marli Pires Morim
2
Daniel Ruschel DVEN Elsie Franklin Guimarães
3
Daniele Monteiro Ferreira DVEN Elsie Franklin Guimarães
4
Eduardo da Silva Leal DVEN Rafaela Campostrini Forzza
5
Elton Luis Monteiro de Assis DVEN Denise Pinheiro da Costa
6
Fernanda dos Santos Silva DVEN Rafaela Campostrini Forzza
7
Flavia dos Santos Pinto EEN Dorothy Sue Dunn de Araujo
8
Francismeire Bonadeu DVEN Marli Pires Morim
9
Josiene Rossini DVEN Ariane Luna Peixoto
10
Maria da Penha Moreira Gonçalves EEN Pablo J. F. Penna Rodrigues
11
Raquel Fernandes Monteiro DVEN Rafaela Campostrini Forzza
12
Rozijane Santos Fernandes DVEN Denise Pinheiro da Costa
13
Tahysa Mota Macedo DVEN Cláudia Franca Barros
14
Vivian Almeida Assunção DVEN Vidal de Freitas Mansano

Candidatos ao Mestrado    

Nº de Inscrição
Candidatos
Área Orientador
       
1
Aline Queiroz Caldeira DVEN Renata Perpetuo Reis
2
Arthur Vinicius dos Santos Couto EEN Pablo J. F. Penna Rodrigues
3
Algusto Giaretta de Oliveira DVEN Ariane Luna Paixoto
4
Bruna Nunes de Luna DVEN Cláudia Franca Barros
5
Carolyne Curty Batista DVEN Gustavo Martinelli
6
Daniele Andrade de Carvalho EEN Dorothy Sue Dunn de Araujo
7
Deisy Pereira Saraiva DVEN Rafaela Campostrini Forzza
8
Denise Monteguti Dias EEN Antonio Carlos da Silva Andrade
9
Eliane Semidei de Souza Lima DVEN Haroldo Lima
10
Felipe Machado Pinheiro EEN Marinez Ferreira de Siqueira
11
Gabriela Machado Magalhães EEN Gilberto Menezes Amado Filho
12
Hanna Brum François Amaral DVEN Renata Perpetuo Reis
13
Josimar Pereira Santos DVEN Haroldo Lima
14
Lucas Sá Barreto Jordão DVEN Marli Pires Morim
15
Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho DVEN José Fernando Baumgratz
16
Manucie Ribeiro Junqueira de Moraes EEN Antonio Carlos da Silva Andrade
17
Nyara Alves Motta DVEN Cláudia Franca Barros
18
Paula Moraes Leitman DVEN Rafaela Campostrini Forzza
19
Rodrigo Théofilo Valadares DVEN Rafaela Campostrini Forzza
20
Rodrigo Tomazetto de Carvalho DVEN Leonardo Tavares Salgado
21
Thalita Mendes Crespo DVEN Gilberto Menezes Amado Filho
22
Thiago Erir Cadete Meneguzzo DVEN José Fernando Baumgratz
23
Victor Hugo Ardiles DVEN Denise Pinheiro da Costa
 

Edital de seleção de candidatos, para ingresso no ano de 2011 nos cursos de mestrado e doutorado

    A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical torna pública a abertura de inscrições para o exame de seleção para os cursos de mestrado e doutorado no período de 18 de outubro a 19 de novembro de 2010. As inscrições prévias poderão ser efetuadas através de formulário de inscrição eletrônico encontrado no sítio http://jbrj.gov.br/ (acesso no link abaixo).

Formulário de inscrição eletrônico - doutorado
Formulário de inscrição eletrônico - mestrado

    A inscrição e a entrega dos documentos necessários deverão ser efetuados diretamente na Secretaria da Escola Nacional de Botânica Tropical ENBT até 19 de novembro ou enviados pelo correio, em encomenda registrada com data de postagem até 19 de novembro, para o seguinte endereço:

ENBT/JBRJ
Comissão de Seleção de Pós-Graduação
Rua Pacheco Leão, 2040
20460-030, Rio de Janeiro, RJ
Brasil

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1 - Formulário de inscrição eletrônico impresso devidamente preenchido.
2 - Cópia autenticada (ou contra apresentação) do diploma de graduação ou de declaração fornecida pela IES da conclusão do curso de graduação ou da provável conclusão até fevereiro de 2011, para os candidatos ao curso de mestrado, ou do diploma de mestrado ou de declaração fornecida pelo PPG da conclusão do mestrado ou da provável conclusão até fevereiro de 2011, para os candidatos ao curso de doutorado;

3 - Cópia autenticada (ou contra-apresentação) do histórico escolar do curso de graduação, para os candidatos ao curso de mestrado, OU do histórico do curso de mestrado para os candidatos ao curso de doutorado;

4 - Cópia autenticada (ou contra-apresentação) da carteira de identidade, título de eleitor e CPF. Para alunos estrangeiros cópia do passaporte;

5 – Duas fotos 3X4;

6 - Curriculum vitae comprovado (modelo ENBT/JBRJ)

modelo para mestrado (arquivo em formato DOC)
modelo para doutorado (arquivo em formato DOC);

7 - Plano de trabalho, com até três páginas (para candidatos de mestrado) e projeto de tese, com até 25 páginas (para candidatos de doutorado). O candidato deve indicar neste documento a Área de Concentração do PPG na qual será desenvolvido o seu plano ou projeto. As duas áreas de concentração são: Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais e Ecologia em Ecossistemas Neotropicais.

8 – Para candidatos de doutorado, cópia do projeto de tese em CD no formato pdf.

9 - Carta de aceitação de orientador credenciado no PPG (modelo ENBT/JBRJ)
carta de aceitação mestrado (arquivo em formato DOC);
carta de aceitação doutorado (arquivo em formato DOC).

10 - Declaração de conhecimento do prazo para término do curso de mestrado (24 meses) e de doutorado (48 meses).


Vagas disponíveis: 10 de doutorado e 15 de mestrado.

A lista das inscrições homologadas, com os nomes dos candidatos que atenderam os requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital, será divulgada na homepage (http://jbrj.gov.br/), a partir do dia 24 de novembro;


ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO
    O processo de seleção para os candidatos ao doutorado será realizado através da prova de inglês (peso 1), apresentação do projeto de tese (peso 4), análise do curriculum vitae e do histórico escolar (peso 2).


PROVA DE INGLÊS
    A prova de inglês constará da interpretação de um texto relacionado à botânica, com até 400 palavras, pelo período de 60 minutos, sendo permitido o uso de dicionário inglês-inglês. As provas serão anônimas. Cada prova será identificada pelo número de identificação do candidato.


APRESENTAÇÃO DO PROJETO
    A apresentação do projeto será pública e terá duração de até 15 minutos. Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão de Seleção. A ordem de apresentação dos projetos será a de inscrição dos candidatos.

Durante a arguição a Comissão de Seleção considerará os seguintes critérios:
a) Fluência e propriedade de expressão do candidato.
b) Ordenamento lógico dos argumentos.
c) Precisão conceitual.
d) Uso adequado da linguagem científica e adequação à norma culta da Língua Portuguesa.
e) Capacidade crítica na discussão do tema do projeto.
f) Demonstração de argumentação pertinente no universo teórico da área com ênfase na temática do projeto.

    A avaliação do texto e arguição será realizada com base no formato e na coerência do projeto de tese.

Formato:
a) Identificação (título, candidato, orientador, local de execução).
b) Fundamentação teórica.
c) Hipóteses.
d) Objetivos.
e) Justificativa.
f) Métodos.
g) Bibliografia.
h) Cronograma e custos.

Coerência:
a) Fundamentação teórica/bibliografia refletindo o estado atual do conhecimento relativo ao assunto proposto.
b) Pertinência da(s) hipótese(s), em relação à fundamentação teórica.
c) Pertinência dos objetivos em relação à(s) hipótese(s).
d) Pertinência dos métodos em relação aos objetivos.


ANÁLISE DO CURRÍCULO E HISTÓRICO ESCOLAR
    Os currículos dos candidatos deverão ser elaborados de acordo com o modelo fornecido pelo PPG (modelo - doutorado) e devem ser comprovados através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo devem estar numerados e organizados na mesma sequência numérica dos ítens do currículo.

    A nota final da avaliação do histórico escolar e currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores.

    A média final mínima para aprovação é 7,0.

ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO
    O processo de seleção para os candidatos ao mestrado será realizado numa primeira fase através de prova escrita, com duração de três horas e cuja nota será entre 0 (zero) e 10 (dez) e terá peso 2. Os candidatos que obtiverem a nota mínima 6,0 (seis) serão aprovados para a segunda fase. A segunda fase incluirá duas etapas, à saber: 1. Avaliação do plano de trabalho; e 2. Análise do curriculum vitae e histórico escolar, ambas com nota variando de 0 (zero) a 10 (dez) e peso 1.

PROVA ESCRITA
    A prova escrita será constituída por questões referentes a conhecimentos em Botânica Geral e de conhecimentos específicos das duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-Graduação. A prova será composta por 14 (quatorze) questões, sendo 6 (seis) de Botânica Geral e 4 (quatro) questões específicas de cada Área de Concentração. O candidato deverá responder a 10 (dez) questões, descartando 4 (quatro) questões de sua livre escolha. A prova será elaborada com base em bibliografia listada no seguinte sítio: http://www.jbrj.gov.br/ (acesso no link abaixo).

Bibliografia para a prova escrita - mestrado

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
    O plano de trabalho de dissertação, com a anuência do orientador pretendido, deverá ter no máximo três páginas e conter os seguintes termos: título do projeto de dissertação, linha de pesquisa do PPG. na qual se insere; introdução sucinta, objetivos e justificativa; metodologia e cronograma resumidos e potencial de produção intelectual (artigos científicos, capítulos de livros, produtos tecnológicos, etc). A área de concentração, escolhida pelo candidato, e o perfil do orientador devem estar em consonância com a proposta de plano de trabalho. Uma declaração de aceite do orientador deverá ser anexada à proposta.

    O currículo do candidato deverá ser elaborado de acordo com o modelo fornecido pela PPG (modelo - mestrado) e deve ser comprovado através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo devem estar numerados e organizados na mesma sequência numérica dos itens do currículo.

    A avaliação do plano de trabalho será baseada na compreensão e interpretação do tema do plano pelo candidato, incluindo fundamentação teórica, objetivos e metodologia, e enquadramento do plano às linhas de pesquisa da PPG/ENBT.

    Atenção: a bibliografia para seleção de mestrado encontra-se disponível para cópias na Biblioteca Setorial da Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico, localizada na Rua Pacheco Leão, 915, Horto.

DISPOSIÇÕES FINAIS
    Os recursos devem ser encaminhados pelo candidato, por escrito, à Coordenação do PPG/ENBT/JBRJ.
    O Processo de Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ é de responsabilidade da Comissão de Seleção, que pode solicitar juntamente com a Coordenação do PPG, a colaboração de docentes de pós-graduação stricto sensu do JBRJ ou de outras Instituições de Pesquisa e Ensino.
    A Comissão de Seleção e a Coordenação do PPG têm a prerrogativa de dirimir as dúvidas ou casos omissos não incluídos neste edital.

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Mestrado

 

Lançamento edital

28 de setembro de 2010

Período de inscrição

18 de outubro a 19 de novembro

Prova escrita

29 de novembro de 2010

Divulgação do resultado da prova escrita

01 de dezembro

Avaliação do plano de trabalho

02 e 03 de dezembro

Divulgação do resultado final

10 de dezembro

Prazo final para recursos

17 de dezembro

Resultado dos recursos

21 de janeiro de 2011

Prazo final para retirada de material de inscrição

21 de janeiro de 2011

 

Doutorado

 

Lançamento edital

28 de setembro de 2010

Período de inscrição

18 de outubro a 19 de novembro

Prova inglês

30 de novembro

Apresentação do projeto

01 e 03 de dezembro

Divulgação do resultado

10 de dezembro

Prazo final para recursos

17 de dezembro

Resultado dos recursos

21 de janeiro de 2011

Prazo final para retirada de material de inscrição

21 de janeiro de 2011