ENBT realiza debate sobre meio ambiente e justiça no RJ
1/2/2007

A exemplo do que acontece desde 1999, o IPPUR/UFRJ e a Associação Roda Viva, em parceria com o International Honors Program - IHP, organizam um estudo sobre a cidade do Rio de Janeiro, como parte do programa "Cidades do Século 21", para universitários norte-americanos. Através deste programa, os estudantes visitam várias mega-cidades do mundo, estudando problemas e soluções encontradas em cada cidade, abordando várias facetas das relações entre o ambiente urbano, o natural e o social. O itinerário de 2007 será Nova York, Rio de Janeiro, Curitiba, Cidade do Cabo eAukland.

De acordo com a programação, haverá um debate aberto ao público, promovido pelo professor Henri Acseirad, com participação de Marcelo Goulart, Alba Simon e Rodrigo Viegas, no próximo dia 7 de fevereiro, das 14 às 16h, na Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico, no Solar da Imperatriz, na rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Sob o tema "Meio Ambiente e justiça no Rio de Janeiro", o debate integra o ciclo de palestras promovido pela ENBT intitulado "Seminários de C&T".

No Rio de Janeiro, o grupo estuda iniciativas para o desenvolvimento e organização de comunidades de baixa renda, busca de soluções aos problemas
que relacionam meio ambiente e justiça social, assim como atividades de ONGs compromissadas com a geração de renda e a cultura da solidariedade, num cenário de mercado de trabalho cada vez mais restrito.

O programa inclui aulas, palestras, encontros com pessoas de movimentos, de ONGs, do governo e várias visitas, e está integrado aos cursos trazidos pelos professores do IHP, Política e Desenvovimento Urbanos e Questões Urbanas Contemporâneas.

As turmas estarão dividadas em quatro grupos: "Desenvolvimento urbano e organização comunitária em regiões de baixa-renda", "Meio ambiente e justiça no Rio de Janeiro", "Re-estruturação produtiva e alternativas para o desemprego" e "Cultura da solidariedade".

 

 

 

 

 

volta à primeira página