Permacultura e florestas finlandesas na tela
2/10/2009

A Retrospectiva I Cine Gaia continua neste sábado, 3 de outubro, com filmes voltados para a questão ambiental.

A série de reprises apresenta uma seleção de produções que participaram do I Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, I Cine Gaia, em 2008. Neste sábado, a partir das 15h, serão reapresentados o média-metragem brasileiro A permacultura e o colapso e o longa finlandês O último canto da Floresta dos Saami. As exibições acontecem na Sala Multimídia do Centro de Visitantes, na rua Jardim Botânico, 1008.

Programação - Sábado, 2/10/2009

15h - "A permacultura e o colapso", de Chico Arraes (Brasil, 2006), 21 minutos.
Documentário discutindo os impactos sociais, políticos e econômicos da diminuição da disponibilidade de petróleo em um futuro próximo. A permacultura é apresentada como uma forma de lidar com a crise energética, além de trazer a vida humana de volta à harmonia com os sistemas naturais, de modo que o indivíduo tome real responsabilidade por suas necessidades.

filme16h - "O último canto da Floresta dos Saami", de Hannu Hyvönen (Finlândia, 2007), 60 minutos.
O desmatamento na região da Lapônia, Finlândia, está ameaçando a tradicional atividade de criação de renas pelo povo Saami. Em 2005, a Greenpeace instalou uma Base de Defesa da Floresta na região. A situação fica mais dramática quando os madereiros montam seu próprio acampamento em resposta. Graças a grande divulgação deste filme na Finlândia, o movimento para preservar a Floresta dos Saami ganhou maior visibilidade para alavancar uma lei no Parlamento finlandês.

 

Retrospectiva I Cine Gaia
Sábado, 21 de outubro, a partir das 15h
Sala Multimídia do Centro de Visitantes
Rua Jardim Botânico, 1008
Telefone: 3874-1808

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página