Edição especial sobre jardins botânicos da revista Ciência e Cultura será lançada com seminário sobre o tema no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
3/3/2010

revistaO lançamento do 62º Volume da revista da SBPC reunirá em um debate pesquisadores brasileiros e um convidado do Jardim Botânico de Nova York, no Centro de Visitantes do JBRJ, na quinta-feira, 4 de março de 2010.

A abertura do evento será às 9h30, com a presença de autoridades do JBRJ, representantes da C&C e a editora da Rodriguésia – revista científica do Jardim Botânico do Rio – Karen L. G. De Toni. Em seguida haverá uma mesa redonda com os palestrantes Tânia Sampaio, bióloga e pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Begonha Bediaga, historiadora e também pesquisadora do JBRJ e William Wayt Thomas, pesquisador do Jardim Botânico de Nova York e atualmente diretor-executivo da Organização Flora Neotrópica.

“Os 2.550 jardins botânicos existentes no mundo, atualmente, têm um papel de destaque na conservação da biodiversidade e na sensibilização do público sobre a utilidade e o valor dos recursos vegetais para a vida da terra”, afirmam Ariane Luna Peixoto e Rejan Guedes Bruni, pesquisadoras do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no artigo de apresentação da edição especial da revista Ciência & Cultura. A publicação traz dez artigos que discutem a função e importância destes espaços do ponto de vista de pesquisadores e estudiosos de diversas instituições. São abordadas questões como as dificuldades de definir missões para os diferentes jardins botânicos, o papel que estes desempenham na economia mundial, o avanço proporcionado para as ciências da biodiversidade através da disponibilização online de dados e imagens de plantas, a capacitação de recursos humanos para as ciências da biodiversidade, etc.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. O Centro de Visitantes fica na Rua Jardim Botânico, 1008. Mais informações: 3874-1808. Confira a programação completa:

9h30 - Mesa de abertura - Presença de autoridades do JBRJ (o presidente e um dos seus diretores), a coordenação desse número da C&C, um dos editores da C&C, e a editora da Rodriguésia, a revista científica do JBRJ.

Mesa Redonda com três palestrantes:
10h30 - Os jardins botânicos brasileiros – desafios e potencialidades. Tânia Sampaio Pereira, bióloga e pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

11h - Jardim Botânico do Rio de Janeiro e as ciências agrárias. Begonha Bediaga, historiadora e pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

11h30 - O Jardim Botânico de Nova York e seu herbário virtual. William Wayt Thomas, pesquisador do Jardim Botânico de Nova York e atualmente diretor-executivo da Organização Flora Neotropica.

12h - Discussão aberta com os componentes da Mesa Redonda

 

 

 

 

 

volta à primeira página