Paisagens pré-históricas e documentário sobre o guaraná na Reprise I Cine Gaia
3/3/2011

Neste sábado, 5 de março, a mostra de filmes ambientais apresenta o primeiro episódio de "Europa - uma história natural" e o documentário francês "Os herdeiros do guaraná", no Centro de Visitantes.

Europa - uma história naturalÀs 15h, o Episódio 1: Gênesis, da série "Europa - uma história natural" (2006), da BBC, volta até 3 bilhões de anos para mostrar os primórdios daquilo que viria se tornar o continente europeu. Dinossauros na área da atual Inglaterra, mares onde hoje existem os famosos vinhedos da França, um deserto no lugar da cidade russa de São Petesburgo e o próprio nascimento do Mar Mediterrâneo são algumas das descobertas científicas apresentadas pelo documentário austríaco de 50 minutos.



Os herdeiros do guaranáÀs 16h, "Os herdeiros do guaraná" (2006), dirigido por Rémi Denecheau, aborda o conflito que opõe o povo Sateré Mawé, índios da Amazônia descobridores e cultivadores da planta guaraná, à grande indústria que comercializa-a em escala mundial. O documentário apresenta também o Projeto Guaraná, um plano de economia sustentável a longo prazo, e compara, assim, dois modos de produção e de pensamento radicalmente opostos. O filme tem 52 minutos.

 

 

A Reprise I Cine Gaia acontece quinzenalmente na sala multimídia do Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.

 

 

 

 

 

volta à primeira página