Jardim japonês do JB completa 10 anos de remodelação e sela amizade entre os dois povos
3/11/2005

Símbolo de amizade entre o Brasil e Japão, o Jardim Japonês que integra o Jardim Botânico completa dez anos de remodelação no próximo dia 10 de novembro, com uma Cerimônia do Chá, às 18h, para convidados, autoridades e colaboradores. A festa lembra um dos maiores eventos comemorativos do centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão, no Estado do Rio de Janeiro, em 1995, quando o Jardim Japonês foi remodelado e inaugurado pela Princesa Sayako, filha do Imperador Akihito do Japão.

A idéia da implantação do Jardim Japonês surgiu em 1935 após a visita da Missão Econômica Japonesa ao Jardim Botânico como testemunho da “grata impressão que lhe deixara a terra brasileira”. Desde então, a embaixada do Japão no Brasil doou 65 espécies de plantas típicas do Japão, que deram origem ao Jardim Japonês. Em fevereiro de 1995 foi iniciada a obra de remodelação do Jardim com a autorização do IPHAN. O Jardim Botânico e o Comitê Executivo dos Eventos Comemorativos do Centenário de Amizade Brasil-Japão são os responsáveis pela sua conservação, manutenção e funcionamento.

Com uma área total de 5.000 m², o Jardim Japonês é um exemplo da cultura japonesa representada por bambuzais, lagos artificiais com carpas, areia e pedras. Possui uma cascatinha alimentada por duas bombas que formam uma queda d'água (TAKI); um abrigo hexagonal construído em madeira (AZUMAYA); pórtico em duas colunas (TYUMON); ponte em forma de arco que liga dois lagos (TAIKO BASHI); ponte de tábua que permite caminhar sobre o lago (YATSUBASHI); jardim de pedra e areia encontrado em templos budistas (ISHINIWA) e espécies vegetais para compor canteiros e lagos tais como bambus, musgos, selaginelas, ninféias, cerejeiras, buquê de noiva, buchinhos e carrasquinhas. Todo perímetro do Jardim é cercado por bambu.

Nos últimos dez anos, o Jardim Japonês tem sido cuidado e mantido pelo Jardim Botânico e por cinco entidades participantes do Comitê Administrativo do Centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Associação Nikkei do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Brasil-Japão.

SERVIÇO:

Comemoração do 10º aniversário de remodelação do Jardim Japonês

DIA: 10 de novembro (quinta-feira)

HORÁRIOS:
18h – Abertura Cerimônia do Chá no Jardim Japonês
18h20 – Cerimônia do Chá do Jardim Japonês
19h- Coquetel no Centro de Visitantes

 

 

 

 

 

volta à primeira página