Lista de Espécies da Flora do Brasil ganha novo sistema
4/3/2013

Agora integrada ao Programa REFLORA, a Lista inclui novas categorias de informação e amplia o acesso a bases de dados e imagens, facilitando ainda mais o trabalho em rede.

O novo sistema da Lista de Espécies da Flora do Brasil agora é parte integrante do Programa REFLORA ("Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira"), que tem dentre seus objetivos resgatar e disponibilizar imagens e informações sobre plantas brasileiras coletadas por naturalistas estrangeiros entre os séculos XVIII, XIX e XX e depositadas nos herbários de Kew (Royal Botanic Gardens de Kew – Inglaterra) e de Paris (Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris – França). Este programa envolve diferentes agentes financiadores, tanto em nível federal (CNPq, MCTI/FNDCT e MEC/CAPES) quanto estadual (FAP´s), além de empresas privadas.

A base física do Herbário Virtual REFLORA está instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), que também coordena o acesso às informações das amostras e a sua transferência para a plataforma de TI da base de dados digitais. Assim, tanto as imagens e informações textuais provenientes do repatriamento dos dados de Kew e Paris, quanto as imagens e os dados textuais de todo o acervo do Herbário RB (JBRJ) serão disponibilizadas para a comunidade científica e para o público em geral através do Herbário Virtual REFLORA.

Neste contexto, a Lista funcionará como um validador para os nomes atribuídos às imagens do Herbário Virtual REFLORA, que também será atualizado e enriquecido por taxonomistas trabalhando em rede em um sistema on-line. Esta forma de trabalho inovadora possibilitou a atuação de mais de 400 taxonomistas para o cumprimento da Meta 1 estabelecida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), com o lançamento em 2010 da primeira versão online da Lista do Brasil e a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil

A Lista das Espécies da Flora do Brasil evoluiu e hoje conta com mais de 500 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros, responsáveis pela atualização de informações sobre nomenclatura (nomes aceitos vs sinônimos) e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos) além de incluir valiosas informações sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação de cada táxon.

Os resultados das pesquisas possibilitam o acesso ao Index Herbariorum, a partir dos acrônimos dos herbários (campo voucher), devido à cooperação do The New York Botanical Garden, além de fornecerem imagens de exsicatas, inclusive de tipos nomenclaturais, provenientes tanto do Herbário Virtual REFLORA como do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Outra novidade do novo sistema da Lista do Brasil é a disponibilização de imagens das plantas vivas incluídas pelos especialistas de cada grupo.

Neste momento, são reconhecidas 44263 espécies para a flora brasileira, sendo 4237 de Algas, 32661 de Angiospermas, 1531 de Briófitas, 4565 de Fungos, 26 de Gimnospermas e 1243 de Samambaias e Licófitas.

Taxonomistas de formação interessados em colaborar com a Lista de Espécies da Flora do Brasil devem enviar uma solicitação para listadobrasil@jbrj.gov.br.

Acesse a Lista de Espécies da Flora do Brasil 2013.

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página