Palestra no JB trata das origens do Jardim Botânico
4/6/2008

No dia 10 de junho, acontece no Jardim Botânico, a palestra “Por uma História do Jardim Botânico”, com a Professora Lucia Maria Paschoal Guimarães.
Considerado um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é apontado, tradicionalmente, como um exemplo expressivo das benfeitorias decorrentes da instalação da Corte portuguesa no Brasil, em 1808. Mas será que as autoridades reinóis tencionavam, de fato, estabelecer um Herbarum vivum, junto de uma Fábrica de Pólvora? Há pistas de que não.

A palestra pretende discutir as origens do Jardim Botânico, articulando-as ao esforço de renovação científica e cultural, que envolveu indivíduos e instituições, promovido e financiado pelo Estado lusíada, a partir da segunda metade do século XVIII.

Lucia Maria Paschoal Guimarães é Professora Titular do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; bolsista 1C do CNPq; sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; pesquisadora do Programa Prociência (UERJ), do PRONEX CNPq/FAPERJ Dimensões da Cidadania nos Oitocentos, coordenado por José Murilo de Carvalho.

Serviço

Dia: 3ª feira, dia 10 de junho
Hora: às 10h da manhã
Local: auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (Solar da Imperatriz) – Rua Pacheco Leão nº 2040 - Horto
Inscrições através do telefone (21) 3874-1808 / 3874-1214 (de 9h às 16h).

 

 

 

 

 

volta à primeira página