Museu do Meio Ambiente inaugura exposição sobre materiais ambientalmente sustentáveis
4/10/2012

Museu Meio AmbienteA exposição que ocupará o segundo andar do Museu a partir de 5 de outubro, sexta-feira apresenta soluções inovadoras em materiais, para produção e consumo mais conscientes.

Na mostra Matéria Brasil: Inovação, Equilíbrio e Desenvolvimento, novidades em tecidos, plásticos, cerâmicas etc. revelam como a tecnologia e a troca de conhecimentos podem promover soluções sustentáveis. Entre as inovações apresentadas estão materiais trançados de fibra de açaí, malhas de algodão com PET, pisos de bambu, couro de peixe e plásticos de fécula de mandioca. Ao todo serão exibidos cem tipos de materiais ambientalmente responsáveis, atestando que é possível produzir e consumir respeitando os limites do planeta.

“A mostra reunirá materiais que se inserem em um ciclo contínuo de vida, prezando pelo uso equilibrado dos recursos naturais e pela valorização da biodiversidade”, explica Anne Mello, da Fibra Design, organizadora da exposição. “Os materiais podem ser empregados na produção de inúmeros itens de consumo, embora sejam pouco conhecidos e usados”, complementa Anne.“A exposição nos oferece um exercício de escolhas e decisões sobre o consumo com base em indicadores de sustentabilidade tais como o uso da água e energia, tanto na produção, quanto no consumo dos produtos”, resume Lídia Vales, coordenadora do Museu.

Cinco painéis com experiências sensoriais serão disponibilizados para a interatividade com o público e, com o apoio do Programa Educativo do Museu, serão organizadas ainda visitas guiadas e interativas com dinâmicas e demonstração do sistema on-line da exposição.

A mostra Matéria Brasil: Inovação, Equilíbrio e Desenvolvimento estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 17h. O Museu do Meio Ambiente fica na Rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página