Conservação de acervos documentais e manejo de pragas em bibliotecas é tema de palestra dia 7 na ENBT
5/8/2008

Projeto Conservação do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues do Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro A Biblioteca Barbosa Rodrigues tem o prazer de divulgar os resultados do Projeto “Conservação do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural. Uma palestra tratará do tema na quinta-feira, dia 7 de agosto, às 14h, no auditório da ENBT, e terá como convidada Ingrid Beck, profissional contratada para fazer a desifestação e higienização do acervo.

A Biblioteca Barbosa Rodrigues desenvolveu, de 2007 a 2008, um projeto de conservação que incluiu todo o acervo. A parceria com a Petrobras possibilitou a realização do tratamento do acervo, visando tanto controlar a infestação de insetos como recuperar 93 encadernações que foram danificadas ao longo do tempo pelo uso e pelo ataque de insetos bibliófagos.

A metodologia aplicada neste projeto é inovadora: utiliza atmosfera anóxia, obtida por meio de absorvedores de oxigênio. Em vários países a tecnologia que utiliza absorvedores de oxigênio já é amplamente comprovada e difundida para a conservação de alimentos, de produtos farmacêuticos e também para a conservação de acervos culturais, mais precisamente no acondicionamento de acervos muito frágeis bem como na descontaminação microbiológica e no controle de insetos.

Sobre a palestrante:

Ingrid Beck, M.Sci

Profissional contratada para executar a etapa de desinfestação e higienização
do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues
Museóloga
Mestre em Ciência da Informação
Especialização em Conservação e Restauração de Documentos/
Universitätsbibliothek Goettingen. Universität Goet, Alemanha.

Local: Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) do Instituto
de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão n. 2040 - Solar da Imperatriz - Horto – Rio de Janeiro, RJ
Estacionamento próprio.

Data: 07 de agosto de 2008, às 14h

Veja o folder do projeto.

 

 

 

 

 

volta à primeira página