Lançamento de livro sobre as palmeiras-imperiais
5/8/2009

Será lançado, no dia 6 de agosto (quinta-feira), às 16h, o livro “As palmeiras-imperiais do Jardim Botânico”, pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Dantes Editora. O evento, que acontecerá no Arboreto, próximo ao Chafariz Central, também homenageará o poeta Waly Salomão, que terá seus poemas lidos por várias personalidades.

O livro foi patrocinado pela Porto Seguro por meio da Lei Rouanet. Escrito por Ana Rosa de Oliveira, Maria Lúcia França Teixeira e Ricardo Reis, ele aborda aspectos científicos, culturais e históricos relacionados às palmeiras-imperiais, além de tratar do Projeto de Revitalização das Aleias de Palmeiras-Imperiais realizado entre 2008 e 2009.

O evento terá início no canteiro 4E do Arboreto (entre o Chafariz Central e as torres da portaria 920 da Rua Jardim Botânico). Lá será plantada uma palmeira Syagrus botryophora (Mart.) Mart. (conhecida como pati ou patioba) em homenagem ao poeta Waly Salomão (1943-2003), que era assíduo frequentador do Jardim e escreveu vários poemas sobre as palmeiras e sobre um dos cientistas que mais se dedicou a elas, o botânico e naturalista Barbosa Rodrigues (1842-1909).

Os poemas de W. Salomão serão lidos por Arto Lindsay, Ava Rocha, Chacal, Lucas Santtana, Luiz Zerbini, Mariana de Moraes, Michel Melamed, Rosa Dias, Phylis Huber, LG Afroreggae e Ernesto Neto, entre outros. Em caso de chuva, a leitura dos poemas será transferida para a área interna do Canteiro de Plantas Medicinais.

O livro custa R$ 25,00 e estará à venda na lojinha da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB).

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, nº 920 e nº 1008.
Tel.: 3874-1808

 

 

 

 

 

volta à primeira página