Única peça teatral de Clarice Lispector será apresentada no Jardim Botânico

A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos, única peça teatral de Clarice Lispector, será encenada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em comemoração ao nascimento da escritora, que faria 85 anos no próximo dia 10 de dezembro. O texto, escrito em 1948 durante a gravidez do primeiro filho da autora, está centrado sobre a questão de qual deve ser a punição para uma mulher que transgrediu as regras estabelecidas de poder e conduta sexual. A peça oferece muitos exemplos dos temas que caracterizam a obra de Clarice Lispector e demonstra uma aguda consciência política que lida com a injustiça que marca a condição da mulher na sociedade.

De acordo com Giovanni Pontiero, que traduziu A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos para o inglês, “o texto é um drama de adultério que lembra as peças morais do século XV. Os símbolos e diálogos evocam a Idade Média, mas as implicações morais são reavaliadas em conformidade com o pensamento contemporâneo sobre relacionamentos sexuais”. Em carta ao amigo e escritor Fernando Sabino, Clarice revelou o prazer que sentia com a peça que começava a escrever:“ ... o verdadeiro título dessa grande tragédia em um ato seria para mim “divertimento”, no sentido mais velhinho dessa palavra...”

A peça tem uma grande dimensão alegórica que funciona como uma metáfora da sociedade moderna. A queima da “pecadora” na fogueira acontece de forma totalmente simbólica, apesar de adornada de detalhes físicos terríveis, como referências à “carne assada”, “carne queimada” e “cor de trigo”.
O palco para a apresentação da peça será montado no gramado em frente ao Centro de Visitantes do Jardim Botânico, onde Clarice costumava passar as tardes. A direção do espetáculo é de José Antônio Garcia e a cenografia e direção de arte são de Nivaldo Vitorino. Fazem parte do elenco: Dora Pellegrino, Cristina Aché, Kate Hansen, Xando Graça, Giovanna de Toni, Alexandre Mofati, Franco Almada, Chico Lá, Rosa Douat, Karan Machado, Marco Audino, Erica Menezes e Teresa Montero.

 

Serviço :
“A Pecadora queimada e os Anjos Harmoniosos”, de Clarice Lispector.

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Gramado em frente ao Centro de Visitantes.
End: Rua Jardim Botânico,100
Apresentações: dia 09/12 às 21h; dia 10/12 às 21h; dia 11/12 às 20h; dia 16/12 às 21h; dia 17/12 às 21h e dia 18/12 às 20h.
Preço do Ingresso: R$ 20,00. Estacionamento: R$ 4,00.
Associados da AAJB e funcionários do JBRJ têm 50% de desconto, devidamente identificados.

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página