Novo livro sobre os 200 anos do JBRJ será lançado dia 7 no Centro de Visitantes
5/12/2008

No sábado, dia 7 de dezembro de 2008, às 11h, será lançado em evento para convidados, no Centro de Visitantes, o livro "Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 1808/2008", uma edição da Artepadilla, com coordenação editorial de Roberto Padilla e Nair de Paula Soares e consultoria editorial de Sylvia de Botton Brautigam. O livro tem 332 páginas e 460 imagens - reproduções fotográficas e de aquarelas, desenhos, pinturas, ilustrações e mapas que recontam a história do parque que é um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro. Neste dia, o livro estará à venda no JBRJ com preço promocional e renda revertida para o parque.

A cuidadosa pesquisa confere ao livro um caráter único, uma referência a ser apreciada não só pelos amantes da natureza e da arte, como também por especialistas, pelo seu forte conteúdo. Com cuidadoso trabalho editorial, o livro reúne textos de 14 autores, dois ensaios fotográficos e um de obras de arte, abordando os aspectos histórico, natural, cultural, educacional, geográfico, social, fotográfico e artístico do Jardim Botânico e ainda sua relação com a cidade e o meio ambiente.

Os textos são pontuados por belíssimas imagens, que vão desde fotos históricas (Leuzinger, Ferrez, Malta, Gautherot, anônimos) a reproduções de obras dos "pintores viajantes" (Thomas Ender, Debret, Maria Graham, Franz Keller, Hagedorn, Facchinetti), dos modernistas (Paulo Werneck e Guignard) e dos contemporâneos (Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Claudia Jaguaribe, Katie Van Scherpenberg e Luiz Zerbini).

A verticalidade das altas palmeiras-imperiais do Jardim Botânico, seu principal ícone, serviu de ponto de partida para o requintado projeto gráfico de autoria da PVDI Design. O projeto explorou a diversidade iconográfica e de conteúdo do livro, ao mesmo tempo que conferiu unidade aos seus 15 capítulos.

Buscando contemplar as diversas abordagens, os editores convidaram especialistas de várias áreas. Assim, participam do livro o escritor Ruy Castro, o ambientalista Pedro da Cunha e Menezes, as doutoras em botânica Ariane Luna Peixoto e Marli Pires Morim, o historiador da arte Rafael Cardoso, os arquitetos Flavio Ferreira e Luciano Cavalcanti de Albuquerque, os jornalistas Bruno Casotti e Tutty Vasques, a paisagista Cecília Beatriz Lévy da Veiga Soares, o historiador Sergio Tadeu de Niemeyer Lamarão, o sociólogo Luis Octavio Gomes de Souza, a diretora da Fundação Botânica Margaret Mee, Sylvia de Botton Brautigam, e o editor Salvador Monteiro.

O livro traz ainda dois ensaios realizados com reproduções fotográficas de Beto Felício e Claus Meyer e um terceiro ensaio com obras de artistas contemporâneos e que "vivenciam" o JBRJ em suas obras, como Cristina Canale, Guilherme Secchin e Gabriela Machado e ainda os fotógrafos Carlos Secchin, Cesar Barreto, Vicente de Mello, Renan Cepeda e D. João de Orleans e Bragança, dentre outros.

O livro será lançado no mercado no dia 8 de dezembro ao preço de R$ 150, mas estará à venda no dia do lançamento no próprio Jardim Botânico ao preço promocional de R$ 90, com renda revertida para o Jardim Botânico, através da Associação de Amigos do parque. A tiragem é de 3 mil exemplares, prevista distribuição de parte desta a bibliotecas e instituições culturais públicas de todo o país.

Roberto Padilla, Sylvia de Botton Brautigam e Nair de Paula Soares já realizaram em conjunto o livro "MARGARET MEE", edição da Artepadilla e detentor do Prêmio Jabuti 2007, 3º lugar em Projeto Gráfico, pela PVDI Design.

Serviço: Lançamento do livro "Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 1808 a 2008" 7 de Dezembro de 2008 - domingo, das 11h às 14h Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Jardim Botânico, 1.008, Rio.

"Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 1808/2008" Realização: Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Produção executiva: Roberto Padilla Patrocínio: BNDES e Eletrobrás Apoio: Lei de Incentivo à Cultura/ Ministério da Cultura Coordenação editorial: Roberto Padilla e Nair de Paula Soares Consultoria editorial: Sylvia de Botton Brautigam Projeto gráfico: PVDI Design - Nair de Paula Soares e Joana de Paula Soares Seleção de obras e edição do ensaio de arte - Roberto Padilla Edição dos ensaios fotográficos - Nair de Paula Soares e Sylvia de Botton Brautigam Formato: 32 cm X 27 cm.

 

 

 

 

 

volta à primeira página