Centro de Visitantes recebe a mostra fotográfica “Golpe de Vista”, de Marcello Averbug, de 17 de abril a 3 de maio
6/4/2009

Marcelo AverbugA partir do dia 17 de abril, o Centro de Visitantes, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vai abrigar a mostra fotográfica “Golpe de Vista”, de Marcelo Averbug. É a primeira exposição do fotógrafo no Brasil, embora ele venha se dedicando à fotografia durante quatro décadas e tenha feito algumas coletivas e duas individuais nos Estados Unidos. A exposição conta com uma coletânea de 40 obras, em cor e P&B, tem caráter de retrospectiva e o objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer os vários gêneros de abordagem fotográfica do artista. 

Marcello Averbug, economista e fotógrafo, sempre aproveitou as oportunidades de observar o Brasil e os países (Canadá, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Japão e Portugal) que conheceu em viagens de trabalho e lazer. “Na minha opinião”, explica Marcello Averbug , “a pureza da arte de fotografar consiste na percepção fiel de uma realidade e no impacto que provoca. No passado, nunca me limitei a um tema específico. Porém, sinto que minha tendência agora é concentrar-me em dois estilos: instantâneos de rostos expressivos captados nas ruas pela minha zoom; e close-up de objetos e texturas que resultem em um aspecto indefinido ou surpreendente”. Mesmo respeitando o uso dos recursos oferecidos pela informática e laboratórios tradicionais, o artista prefere criar fotos fiéis ao visual exato de seus alvos, sem manipulação substancial.

O ARTISTA

Quando foi a Paris fazer pós-graduação, em 1967, o jovem economista Marcello Averbug não imaginava que uma nova paixão iria moldar sua personalidade. Ao chegar, comprou uma Canon QL 19, a qual tornou-se companhia constante nas andanças por Paris e resto da Europa. Assim, de forma espontânea e quase imperceptível, a fotografia assumiu um papel crescente em sua vida.

Embora seu envolvimento com a carreira de economista não tenha permitido dedicar o tempo que gostaria à fotografia, aproveitou todas as oportunidades para registrar sua maneira de observar os costumes e cultura dos países por onde esteve.

SERVIÇO:
 
GOLPE DE VISTA - Mostra de 40  fotografias de Marcello Averbug
Local: Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rua Jardim Botânico, 1.008. Telefone: (21) 3874-1808
Visitação pública: diariamente das 8h às 17h
Capacidade: 80 pessoas
Censura Livre
Encerramento: dia 3 de maio
Entrada franca
Estacionamento no local com vagas limitadas
Acesso para deficientes: sim.
Site: www.jbrj.gov.br

 

 

 

 

 

volta à primeira página