Exposição conecta arte e ciência em registros fotográficos
6/8/2010

BorboletasDe 18 de agosto a 15 de setembro, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrigará a exposição fotográfica “Arte e ciência nas formas e padrões da natureza”.

O projeto é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de biologia, química, fotografia ambiental, entre outras áreas. A exposição mostra como documentos inicialmente utilizados para a pesquisa científica são, na verdade, obras de arte e vice-versa, sendo o registro artístico também fonte de estudo para a ciência.

“Arte e ciência nas formas e padrões da natureza” é composta por 30 painéis fotográficos, com textos que trazem informações sobre os aspectos artísticos e científicos da imagem. As fotos mostram cada objeto de sua dimensão total até seus detalhes, criando um efeito de desconstrução para associar às formas da natureza teorias sobre simetria/assimetria, geometria, padrões matemáticos, entre outras. O objetivo é aumentar o interesse do espectador acerca da pesquisa científica, contextualizá-la em seu cotidiano e fazer com que ela se torne um pouco mais próxima do público em geral e não fique apenas no âmbito dos laboratórios e academias.

O Centro de Visitantes do Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008 e funciona todos os dias das 8h às 17h.

 

 

 

 

 

volta à primeira página