Palestra de Cristiane Rangel nos Seminários de Pesquisa
7/5/2010

Cristiane RangelEm 11 de maio, às 10h, a bióloga falará sobre “Ecologia e comportamento de saguis exóticos no Jardim Botânico do RJ”, no Auditório da ENBT.

A palestra é consequência de dissertação de mestrado de Cristiane, que apresenta importantes resultados, também, para a coleção botânica. A mestre em Ecologia e Evolução e técnica do JBRJ abordará, entre outras coisas, a gomivoria dos saguis – comportamento pelo qual esses animais danificam o tronco das árvores para chegarem à seiva, rica em açúcar, que serve como alimento. No Jardim, Cristiane já detectou quatro árvores que morreram em decorrência da gomivoria.

Atualmente, vivem no JBRJ oitenta saguis, divididos em onze grupos. Procriam duas vezes por ano e dispõem de comida em abundância. Essas características dificultam ações de controle de natalidade dessas espécies, que não são nativas desta região do país. Em sua palestra, Cristiane alertará, também, para a necessidade de os visitantes manterem uma distância de fuga dos animais e não alimentá-los. Isso porque, por meio da troca de alimentos, mordidas e arranhões, os humanos podem passar e receber vírus letais para ambos.

A Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT – fica na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto.

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página