"A Floresta e a Água" em exposição no Jardim Botânico
7/7/2008

Com o lema "Conhecer para Conservar", Programa Mata Atlântica apresenta resultado de 20 anos de pesquisas científicas

O Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Programa Mata Atlântica lançam, a partir das 17h30m da próxima sexta-feira, dia 11, a exposição "A Floresta e a Água", no centro de visitantes do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1.008). Aberta ao público de 12 a 30 de julho, a exposição apresenta as principais ações e descobertas científicas do Programa Mata Atlântica (PMA) com a exibição de vídeos, painéis, fotos, mudas, sementes e até climatização local. Com o lema "Conhecer para Conservar", o programa atua no Parque Nacional de Itatiaia, Estação Ecológica Estadual do Paraíso, Reserva Ecológica Municipal de Macaé de Cima, Reservas Biológicas do Tinguá, União e Poço das Antas.

Criado em 1988, o Programa Mata Atlântica promove o conhecimento dos remanescentes de Mata Atlântica pelo desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e aplicadas visando sua conservação, assim como investe na formação e capacitação de recursos humanos. Há 12 anos o PMA conta com o apoio do Programa Ambiental da Petrobrás, desenvolvendo ainda pesquisas em bacias hidrográficas e em áreas sob influência da empresa.

Atuando em seis linhas de pesquisa (taxonomia, anatomia, ecologia, etnobotânica, biologia reprodutiva e restauração ecológica), o programa cataloga e monitora espécies endêmicas e ameaçadas de extinção em banco de dados sobre a flora da Mata Atlântica, assegurando os processos de documentação da biodiversidade.

Entre os resultados, a redescoberta de diversas espécies de flora consideradas extintas desde o século 19; a descrição de mais de 30 espécies da Mata Atlântica e um acervo que chega a 12 mil em coleções científicas. Por ano, são plantadas cerca de 30 mil mudas. Até hoje seis hectares foram plantados com espécies nativas da Reserva Biológica de Poço das Antas. O PMA faz ainda o monitoramento permanente da Mata Atlântica e ao longo de dutos da Petrobrás.

O Jardim Botânico funciona diariamente, das 8h às 17h. Os ingressos para a visitação custam R$ 4 (individual). Crianças até 7 anos e adultos acima de 60 anos não pagam ingresso. Informações no centro de visitante: 3874-1808 / 3874-1214 ou acessando o site: www.jbrj.gov.br. Classificação: livre

Assessoria de Imprensa: Maria Beatriz Fafiães Tel: 3295-5619/ 9746-414

 

 

 

 

 

volta à primeira página