Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora 205 anos
7/6/2013

uyA comemoração será na quinta-feira, 13 de junho, com entrada gratuita e muitas atrações para os visitantes.

Estão programados a apresentação “O Jardim de Clarice”, com a atriz Beth Goulart, em homenagem a Clarice Lispector; o debate “Olhares sobre o Jardim” e as visitas guiadas pela Trilha Histórica, entre outras atrações. Na saída do Jardim, haverá distribuição de mudas de diversas espécies de árvores. A data também marca o aniversário do Museu do Meio Ambiente. Confira abaixo a programação:

Jardim de Clarice – Clarice Lispector, a escritora que imortalizou em sua prosa o encantamento de visitar o Jardim Botânico, ganha homenagem especial no dia 13. O Recanto de Clarice, próximo ao Lago Frei Leandro, será palco da apresentação “O Jardim de Clarice”, às 11h, com a atriz Beth Goulart. Ela lerá o conto “Amor”, do livro “Laços de família” (ed. Rocco). O Recanto também ganhará mais um banco. A concepção é de Teresa Montero (Caminhos da Arte) e o design dos bancos é de Antonio Bernardo.
Visitas guiadas

- Visita a pé pela Trilha Histórica sai às 10h e às 14h. Nela, os visitantes conhecerão histórias e curiosidades de 50 pontos históricos do Jardim Botânico, entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos.

- Visita guiada ao Herbário e à Rede Laboratorial, para grupos de até 15 pessoas, às 10h e às 14h.

- Passeio Noturno, com a equipe do Projeto Fauna – duas saídas, com concentração às 18h30 e às 19h45 no Gramado do Lago das Tartarugas.

As vagas para as visitas guiadas são limitadas. Para participar, é preciso se inscrever no Centro de Visitantes ou pelos telefones (21) 3874-1808 ou (21) 3874-1214.

Olhares sobre o jardim – O Museu do Meio Ambiente, também aniversariante no dia 13, recebe o debate “Olhares sobre o Jardim”, às 15h. O encontro reúne profissionais que têm no Jardim Botânico, mais do que um objeto de estudo, uma referência sentimental.

Estarão presentes: Sergio Besserman Vianna, (PUC-Rio e Prefeitura do Rio), Isabel Lustosa (Casa de Rui Barbosa), Heloisa Maria Bertol Domingues (Mast) e Rafaela Campostrini Forzza, pesquisadora e curadora do Herbário (JBRJ). A mediação será de Henrique Lins de Barros, diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do JBRJ, e a abertura fica a cargo da presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Samyra Crespo.

yYoga e Ayurveda – Quem vier passear no Jardim Botânico no dia 13 de junho também poderá participar de prática de yoga, às 10h, e assistir a palestra sobre ayurveda, às 12h, no Gramado do Lago das Tartarugas, com a especialista Sheila Quintaneiro. Às 13h haverá exibição do documentário “História da Índia”, no Centro de Visitantes.

Ateliê do Pão é o nome da brincadeira que o bistrô La Bicyclette lançará na ocasião. Crianças de 2 a 7 anos vão fazer pães e biscoitos para levar para casa. Os grupos serão formados por, no máximo, seis crianças.

Histórias - No Café Botânica do Parquinho, a contadora de historias Giovanna contará "Segredos e Fantasias do Jardim Botânico - histórias de Príncipes, Princesas, Bichos e Saci", das 11h30 às 14h30.

Exposições
Duas exposições de peso estarão abertas no aniversário do JBRJ. No Museu do Meio Ambiente e na aleia Candido Baptista está em cartaz “Genesis”, de Sebastião Salgado, um dos principais nomes da fotografia na atualidade, que viajou aos recantos mais remotos do planeta para mostrar a importância de preservar esses santuários que sobrevivem ao mundo moderno. O Educativo do Museu também oferecerá atividades relacionadas à exposição, explorando os princípios da fotografia. Visitação das 9h às 17h.

No Centro de Visitantes, o público poderá ver “Retorno à Amazônia”, exposição de 30 telas com as imagens feitas pela fotógrafa Carrie Vonderhaar e um painel informativo assinado pelo curador, Jean Michel Cousteau, mostrando a riqueza da maior floresta do mundo. A exposição é resultado da expedição de Jean Michel à Amazônia em 2007, exatos 25 anos depois da expedição liderada por seu pai, o oceanógrafo Jacques Cousteau. Visitação das 8h às 17h.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro fica na Rua Jardim Botânico, 1008. O Arboreto abre das 8h às 17h. O Museu do Meio Ambiente funciona das 9h às 17h.

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página