“Cochicho da Mata” recria floresta dentro da floresta

Você já imaginou enfrentar tempestades e até curtir um rap cantado por macacos dentro do Jardim Botânico? Estas são algumas das surpresas da instalação temática “Cochicho da Mata” que estréia no próximo dia 12 de outubro no Espaço Cultural Tom Jobim. A expedição é gratuita e as sessões, ininterruptas, acontecem das 09 às 18 horas. O evento, que está em seu quarto ano, percorre as principais cidades do Brasil e permanecerá no Jardim Botânico até o dia 25 de outubro. A mostra conta com patrocínio da Caterpillar Brasil e da Companhia Vale do Rio Doce. O projeto foi idealizado e produzido pela Do It! Comunicação.

JatobáO evento “Cochicho da Mata” é uma viagem sensorial à floresta tropical brasileira onde os participantes podem vivenciar a composição da mata, o ciclo hidrológico, a ação do homem, o uso racional dos recursos naturais por meio da extração florestal de impacto reduzido. Utilizando recursos cenográficos aliados a uma composição paisagística exuberante, o “Cochicho da Mata” recria uma floresta muito próxima da realidade, com técnicas especiais de projeção, efeitos auditivos e olfativos. A linguagem utilizada é simples e os atores conseguem mostrar que existem soluções de convivência pacífica entre o homem e a natureza. Os textos de autoria de Tuca Guidon, tal como a trilha sonora do compositor Jean Garfunkel, têm uma linguagem simples, para que crianças e adolescentes absorvam ao máximo o seu conteúdo. Contudo, os recursos tecnológicos empregados e a abrangência da mensagem garantem o interesse de qualquer faixa etária. “Apresentar o Cochicho da Mata dentro do Jardim Botânico, o mais antigo e exuberante parque florestal do Brasil, dá amplitude maior ao nosso projeto, pois a população terá uma visão mais sensível à necessidade da preservação de nossas florestas tropicais. É um sonho!”, diz a diretora da Do It! Comunicação, Tuca Guidon. “ A floresta vem ao Jardim para receber as crianças”, observa o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira.

As redes de ensino fundamental e médio são o público-alvo desta ação, que servirá como complemento às aulas de ecologia. Após a visita, o professor poderá aprofundar o conteúdo em sala de aula – através do material pedagógico distribuído a todos os alunos -, explorando ao máximo esta lúdica viagem.

mudas

Informações Adicionais:

(21)3204-2505
tlopes@jbrj.gov.br
(11) 3831-8171
renata@doitcomunicacao.com.br
(19) 3429-2245
rosamorais@cat.com

SERVIÇO COCHICHO DA MATA:
DATA: de 12 a 25 de outubro de 2005
LOCAL: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua: Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro - RJ
HORÁRIO: 12/10/2005 a 25/10/2005 - das 09h00 às 18h00
AGENDAMENTO ESCOLAR: segunda a sexta das 09h00 às 17h00 fone: (21) 3874-1214

 

 

 

 

 

volta à primeira página