Deficientes visuais serão guias de passeio no JB
8/6/2007

Um passeio pelo Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com deficientes visuais como guias, fará parte das comemorações dos 199 anos da instituição, no dia 13 de junho. Um grupo de instrutores e alunos do Instituto Benjamin Constant conduzirá os visitantes em um passeio de olhos vendados pelos canteiros. Quem aceitar o convite terá a oportunidade de usar os outros sentidos como o olfato e o tato para identificar as plantas.
As visitas, com duração de 15 minutos, das 9h às 12h e das 13 às 16h, serão feitas em duplas formadas por um deficiente visual e uma pessoa com os olhos vendados, acompanhados por uma educadora ambiental. Após o percurso, os visitantes deverão responder um breve questionário onde deixarão registradas suas experiências.

O Jardim Sensorial foi inaugurado em 1995 para atender, principalmente, pessoas com deficiência visual. Os canteiros são compostos por plantas de tempero, medicinais, aquáticas e de texturas e odores diversos. Placas com informações em Braille estão espalhadas por todo o jardim. O piso é apropriado para receber cadeiras de rodas e as plantas podem ser tocadas pelos visitantes.

 

 

 

 

 

volta à primeira página