Sábado de Cine Gaia no Jardim Botânico
8/7/2011

Campos de DemeterA mostra de cinema socioambiental do JBRJ apresenta, neste sábado, 9 de julho, o documentário norueguês Campos de Deméter, e o brasileiro Urubus têm asas, no Centro de Visitantes.

A sessão começa às 15h, com “Campos de Deméter – As estações do ano na paisagem europeia da cultura” (2007), de Knut Krzywinski. No filme, duas meninas saem em uma jornada para descobrir a história, a diversidade, os mitos e os povos da Europa. O ponto de partida é o mito de Deméter, deusa grega da fertilidade, que teve que entregar sua única filha ao mundo subterrâneo durante metade do ano. Daí teriam se originado as estações e a agricultura. Filme com 46 minutos.

Às 16h, o Cine gaia exibe “Urubus Têm Asas” (2007), de Marcos Negrão e André Rangel, com 15 minutos. O filme mostra como as novas gerações da comunidade de caranguejeiros do Rio de Janeiro, que enfrenta os danos causados pela poluição da cidade ao mangue, consegue reciclar e adaptar ideias e ações a essa nova realidade, modificando seu futuro.

A mostra Cine Gaia acontece quinzenalmente no Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico , 1008. Grátis.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página