Museu do Meio Ambiente recebe alunos de escolas públicas do Rio em projeto de ilustração botânica
8/9/2009

As aulas serão ministradas pelas ilustradoras botânicas Dulce Nascimento e Ana Lúcia Iath no segundo andar do Museu do Meio Ambiente (MuMA). Durante os três dias, estão previstas visitas guiadas e palestra com o botânico Marcus Nadruz Coelho, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A abertura das oficinas, no dia 9, contará com a presença da secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin, do presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Vale, Luiz Claudio Castro.

O projeto Jovens Ilustradores é uma iniciativa da Vale que envolverá, ao todo, mais de 2,5 mil alunos de 17 cidades onde a empresa atua. Desse total, seis estudantes e um professor serão selecionados para ilustrar espécies nativas da Mata Atlântica existentes na Reserva Natural da Vale, em Linhares, Espírito Santo. O trabalho dos jovens será eternizado em selo dos Correios. O programa está vinculado ao prêmio Brasileiro Imortal, onde uma personalidade batizará uma nova espécie descoberta na Reserva Vale.

O Jovens Ilustradores pretende despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico entre jovens de 8º e 9º anos do ensino fundamental. A ilustradora botânica Dulce Nascimento, discípula da inglesa Margaret Mee, é a coordenadora do projeto. Plantas nativas de cada região são os temas das ilustrações nas oficinas regionais programadas.

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página