Palestra de ambientalista indiana abre programa Seminários de Pesquisa na ENBT
8/10/2009

Na quarta-feira, 14 de outubro, às 10h, a premiada cientista e ambientalista Suprabha Seshan estará na Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT, no Horto, para falar de técnicas integradas de conservação, jardinagem e resgate de espécies vegetais ameaçadas de extinção.

Na palestra "Re-jardinando a Biosfera", Suprabha Seshan, que é diretora executiva do Santuário Botânico Guruluka (GBS), na Índia, contará como é feito o trabalho de conservação de plantas e restauração de habitats, assim como as ações de educação ambiental de comunidades no oeste indiano, onde se localiza o Santuário.

Quando o GBS foi criado em 1981, a área que ele hoje ocupa estava quase totalmente degradada devido ao desmate ilegal e a construções, como assentamentos e hidrelétricas, que não levaram em conta os aspectos ambientais. Mas o projeto de conservação ambiental, que começou com um pequeno grupo de mulheres, já conseguiu recuperar áreas inteiras das regiões montanhosas da India. O resultado do trabalho rendeu ao grupo, em 2006, o Whitley Award, prêmio ambiental mais prestigiado do Reino Unido, patrocinado pela WWF-UK.

Chamado de Green Phoenix, o projeto de recuperação não se limita ao replantio e conservação de espécies nativas de plantas nas áreas devastadas. Ele envolve também um grande esforço de conscientização e educação das populações locais, para que compreendam a importância da conservação da biodiversidade e para que se crie, assim, uma aliança saudável entre as pessoas e seu meio ambiente,

Com a palestra de Seshan, a ENBT dá início aos Seminários de Pesquisa no 2º semestre de 2009. Até dezembro, estão programadas palestras com o pesquisador Vidal Mansano, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ (27/10), as tecnologistas Ana Rosa de Oliveira, Maria Lucia França Teixeira e o coordenador de Coleções Vivas do JBRJ, Ricardo Reis (4/11), a pesquisadora do JBRJ Claudine Massi Mynssen (18/11) e o também pesquisador do JBRJ Bruno Coutinho Kurtz (8/12)

A palestra "Re-jardinando a Biosfera" (14/10) será proferida em língua inglesa, sem tradução simultânea.

A Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro está situada na Rua Pacheco Leão, 2040, Horto.
Tel.: (21) 3875-6205

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página