Dia das Crianças terá jogos, brincadeiras, trajetos e muito mais no Museu do Meio Ambiente
8/10/2012

Dia das Crianças terá jogos, brincadeiras, trajetos e muito mais no Museu do Meio AmbienteO Museu do Meio Ambiente preparou um leque variado de atividades para a garotada aproveitar no seu dia e durante todo o feriadão.

A programação para os pequenos com idades a partir de 3 anos inclui uma série de atividades que, além de divertir, estimulam a conscientização ambiental. Em Detetives Ambientais, uma gincana de conhecimentos sobre patrimônio histórico, cultural e ambiental incita os participantes a desvendar charadas que indicam a próxima parada do jogo, sempre em um ponto interessante no arboreto do Jardim Botânico. Bússola, colares, cartucheiras, lupas, bandeiras e mapas incrementam a atividade.

No jogo Áreas de Risco, as crianças montam uma cidade sobre um tabuleiro, refletindo sobre os impactos e riscos das construções. Em “Trajetos”, os temas Água e Biodiversidade ganham novas percepções. No percurso sobre água, a partir de uma conversa sobre a importância e usos deste recurso, os participantes compreendem como preservar esse bem tão precioso. O trajeto inclui diversas paradas pelas aleias do Jardim Botânico até a chegada à coleção de plantas medicinais, onde são realizadas atividades com desenho, forma, e silhueta das características externas das plantas.

Nos Viveiros, a percepção da natureza é estimulada através dos sentidos e da criatividade. Os participantes percebem a sua relação com o seu entorno com atividades em grupo que demonstram o conceito de interdependência entre os seres vivos para preservação do meio ambiente.

As atividades acontecem de 12/10, sexta-feira, a 14/10, domingo, das 9h às 16h, com duração de cerca de 40 minutos cada. Senhas devem ser retiradas com 30 minutos de antecedência.

Confira abaixo a programação completa:

12/10 (sexta-feira) 13/10 (sábado) 14/10 (domingo)
9h
Viveiro aberto – “Mapeamento” (A partir de 7 anos)
10h
Viveiro aberto – “Mapeamento” (A partir de 7 anos)
11h Hora do Conto – “A fruta amarela” (3 a 6 anos) Hora do Conto – “Irerê” (3 a 6 anos) Hora do Conto – “O baú de histórias” (A partir de 3 anos)
12h
Jogos na Exposição (A partir de 3 anos)
13h Trajetos – “Biodiversidade” (A partir de 3 anos) Trajetos – “Resíduos” (A partir de 7 anos) Trajetos – “Água” (A partir de 3 anos)
14h
Jogos - “Detetives Ambientais” (A partir de 7 anos)
15h Hora do Conto – “A lenda da Noite” (A partir de 3 anos) Hora do Conto – “O pote vazio” (A partir de 5 anos) Hora do Conto – “A lenda da Noite” (A partir de 3 anos)
16h
Viveiros – “Mapeamento” (A partir de 7 anos)

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página