Herbário Virtual- Reflora inova e democratiza conhecimento na pesquisa sobre a flora brasileira
8/10/13

exsicataPlataforma é lançada em cerimônia no JBRJ e celebra o repatriamento de amostras da flora brasileira

Em 30/9, coquetel na Diretoria de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro reuniu representantes das instituições parceiras do Herbário Virtual-Reflora para celebrar seu lançamento.
Representantes do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do CNPq, da Faperj, Vale, Natura, Coppe/UFRJ, Jardim Botânico de Kew e do Museu de História Natural de Paris participaram da mesa de abertura da cerimonia, exaltando o orgulho de apoiar a plataforma online, que disponibiliza mais de 420 mil imagens de amostras de plantas brasileiras em alta resolução e dados a elas associados. O Herbário Virtual-Reflora é um meio essencial para se obter informações sobre a flora nativa e a vegetação do passado, quebrando fronteiras físicas e democratizando o acesso ao material. A plataforma se consolida como o maior conjunto de imagens de amostras botânicas já disponibilizado no país e agrupa exsicatas coletadas por naturalistas estrangeiros sediadas em herbários europeus e as amostras do herbário do JBRJ.



samyra

A presidente do JBRJ Samyra Crespo abriu o evento, expressando o sentimento de conquista. “Hoje, o dia é de festa e de grande alegria. Alcançamos mais um pouco da meta de onde queremos chegar. Estamos entregando o Herbário Virtual-Reflora e desejando vida-longa ao projeto. O produto mostra a capacidade que o JBRJ tem hoje de ajudar o Brasil a cumprir suas metas na CDB (Convenção da Diversidade Biológica), além de consolidar a imagem institucional de um órgão de pesquisa que preza e deseja ser protagonista da conservação da biodiversidade brasileira e, cada vez mais, cumpre o seu papel ao adquirir relevância na comunidade científica internacional”. Samyra parabenizou em especial Rafaela Campostrini Forzza por sua liderança na coordenação do projeto e afirmou que a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que esteve representada no evento por Luiz Antonio Carvalho, tem muito apreço pela pauta.

herbario virtual - reflora

herbario virtual - reflora

O diretor de pesquisa do JBRJ Rogério Gribel ressaltou a excelência da instituição na realização de pesquisa científica de qualidade e suas contribuições para o conhecimento sobre a flora do país. “O JBRJ tem a capacidade de integrar a comunidade científica com o objetivo de alcançar grandes metas. O Herbário Virtual-Reflora não seria possível sem uma rede de pesquisadores, instituições de fomento e empresas apoiadoras como a Vale e a Natura. A plataforma resulta da formação de um grande cérebro que trabalha de forma colaborativa para disponibilizar e democratizar a informação. Antes, era necessário recursos para ir aos jardins botânicos estrangeiros para pesquisar. Hoje, a amostra virtual que estamos disponibilizando ao público dará ainda mais detalhes do que a observação por lupa in loco. Este é um grande marco científico de um projeto contínuo. Esperamos dar seguimento às parcerias muito produtivas que temos estabelecido”.

publico

Também participaram da mesa o representante do presidente do CNPq Glaucius Oliva, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, a assessora da Diretoria Científica da Faperj, Leila Pontes, o diretor do Instituto Tecnológico Vale, Luiz Mello, o diretor do Escritório Regional Natura, Jorge Rosolino, o coordenador do Projeto na COOPE/UFRJ, Geraldo Zimbrão, a representante do Jardim Botânico de Kew, Eimear Nic Lughadha e a representante do Museu de História Natural, Paris, Claudia Gonçalves.

rafaela

A Cerimônia foi encerrada pela coordenadora do projeto Rafaela Campostrini Forzza, que juntamente com a bolsista do CNPq Fabiana Filardi, fizeram uma breve apresentação da plataforma, os desafios de execução, potenciais e funcionalidades.

 

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página