Abertas inscrições para curso de extensão na Escola Nacional de Botânica Tropical
9/9/2009

As inscrições para o curso Análise de Dados Espaciais em Macroecologia podem ser feitas até 22 de setembro. As aulas, que vão de 28 de setembro a 2 de outubro, serão ministradas pelo Prof. Thiago Rangel, professor da Universidade Federal de Goiás e doutorando da University of Connecticut.

São oferecidas 20 vagas, dirigidas a profissionais das áreas de ciências biológicas e afins e alunos de pós-graduação. Como pré-requisito, é necessário ter experiência de pesquisa em ecologia e análises espaciais de dados biológicos. O curso custa R$ 30,00 a serem pagos no ato da matrícula, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), na Rua Pacheco Leão, 2040, das 9h às 17h.

O objetivo principal do curso é introduzir os alunos nos mais atuais conceitos e técnicas em análise estatística de dados espacialmente estruturados. Análise espacial é hoje de fundamental importância para descrever padrões, inferir processos ecológicos e tomar decisões que envolvem conservação da biodiversidade.

O curso é composto por duas etapas: aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, os alunos têm contato com princípios fundamentais em análise espacial, como mapeamento, descrição de dados espaciais e métricas de padrão espacial. É feita também uma revisão de modelagem e inferência estatística, com ênfase em técnicas aplicadas a dados espacialmente explícitos.

Já nas aulas práticas, os alunos têm ampla oportunidade de testar e aprimorar o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas, utilizando o software SAM. A proposta didática para as aulas práticas inclui ainda a oportunidade de aplicarem os conceitos e técnicas expostos durante o curso aos seus próprios dados, sob supervisão do instrutor.

Mais informações no sítio www.jbrj.gov.br/enbt ou pelo telefone 3875-6209.

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página