Ciclo de palestras “Paisagistas no Jardim” no Centro de Visitantes
10/8/2009

A primeira palestra será sobre “Park Güell, a sustentabilidade na obra de Gaudí” na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 10h.

Ministrada pelo arquiteto Claudio Lisias da Silva Bastos, doutor em Arquitetura e Meio-Ambiente pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha, a palestra apresentará uma nova visão sobre esta importante obra do arquiteto Antonio Gaudí, ressaltando os aspectos hoje considerados essenciais para uma arquitetura sustentável, como a reciclagem, o uso de materiais locais, o paisagismo ecológico, a utilização de energias naturais e, principalmente, a captação e o manejo de água de chuva.

Claudio Lisias falará sobre aspectos que influenciaram o trabalho de Gaudí no sentido da sustentabilidade, como a infância rural do arquiteto, a influência de professores da Escola de Arquitetura de Barcelona e o movimento de reação ao profundo quadro de degradação ambiental que afetava a Catalunha, principalmente sua capital, Barcelona, na passagem do século XIX para o XX.

Essa conferência dá início ao Ciclo de Palestras: “Paisagistas no Jardim”, uma iniciativa do Laboratório da Paisagem, da Diretoria de Ambiente e Tecnologia, cuja organização está a cargo de Ana Rosa de Oliveira e Alda Heizer. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.

O Centro de Visitantes fica na Rua Jardim Botânico, n° 1008. Mais informações pelo telefone: 3874-1808.

 

 

 

 

 

volta à primeira página