Jardim Botânico informatiza sua biblioteca

Até o final do ano, a Biblioteca Barbosa Rodrigues do Jardim Botânico estará completamente informatizada. Com isso, o público interessado em botânica terá acesso ao acervo da biblioteca, que é composto de cerca de 108.700 volumes de obras especializadas, livros de referência, periódicos nacionais e estrangeiros, com destaque para os livros raros, em torno de 3 mil.
O trabalho começou em setembro e está sendo patrocinado pela VITAE. Além da contratação de bibliotecários cadastrados na Fundação Getúlio Vargas para analisar cerca de 9 mil registros, a parceria possibilitou ainda a compra de material de consumo e a aquisição de 5 computadores que serão usados pelo público na consulta dos catálogos arquivados na biblioteca.
O patrocínio permitirá também complementar a coleção de periódicos do seu acervo com a obtenção de importantes títulos de botânica, visando atender à comunidade científica do JB e outras instituições do Estado.

O Laboratório de Informática e Geoprocessamento do JB, que supervisiona a informatização da biblioteca, destinou profissionais para o serviço de conexão deste trabalho ao banco de dados da instituição. A equipe de bibliotecários do Jardim também participa ativamente do processo, repassando todos os registros do acervo e a inclusão de novos periódicos e monografias para os profissionais que trabalham na informatização.

 

 

 

 

 

volta à primeira página