As orquídeas sob o olhar da ciência
11/5/2011

OrquídeaEspecialistas falam sobre a família de plantas mais evoluída do planeta em palestra e defesa de tese, nesta sexta-feira, 13/5, na ENBT, a partir das 10h.

Depois do sucesso da exposição de Orquídeas no JBRJ, o Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical oferece, nesta sexta-feira, 13 de maio, "Um dia de Orquídeas na ENBT", aberto a quem deseja conhecer mais a fundo essa importante família de plantas.

Na parte da manhã, às 10h, o pesquisador doutor Fábio de Barros, estudioso do tema há mais de 30 anos, apresentará a palestra "Orquídeas como epífitas", no auditório da Escola. Epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas para ter acesso a luz e outros nutrientes, sem que se configure parasitismo. A palestra é parte da programação dos Seminários de Pesquisa da ENBT.

À tarde, às 13h30, também no Auditório, Fábio de Barros participa da banca examinadora da defesa de tese de Luiz Menini Neto, intitulada "Sistemática de Pseudolaelia Porto & Brade (Orchidaceae)". A tese foi desenvolvida sob orientação da pesquisadora doutora Rafaela Campostrini Forzza (JBRJ). Também compõem a banca os professores doutores Christiano Franco Verola (UFC), Dorothy Sue Dunn de Araujo (JBRJ) e Andréa Ferreira da Costa (MN/UFRJ) como titulares, e Cassia Sakuragui (UFRJ) e Ruy Alves (MN/UFRJ), como suplentes.

A Escola Nacional de Botânica Tropical funciona no prédio histórico do Solar da Imperatriz, na Rua Pacheco Leão, 2040 - Horto, Rio de Janeiro. Entrada franca.

 

 

 

 

 

volta à primeira página