Jardim Botânico comemora 199 anos com dois dias de atividades
11/6/2007

Para comemorar o aniversário de 199 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro dedicará dois dias de atividades variadas. Na véspera do aniversário, dia 12 de junho, será realizado o seminário “Conferência Rio-92 -15 anos depois”. No dia 13 de junho, inaugura o Jardim dos Beija-Flores, promove um passeio ao Jardim Sensorial conduzido por deficientes visuais, e apresenta o conjunto instrumental Amadeus. A um mês do início dos Jogos Panamericanos, o Jardim Botânico receberá também em seu aniversário o secretário geral do COB, Carlos Roberto Osório, o ex-atleta Ricardo Prado e o mascote dos jogos Rio 2007 Cauê.

No centro dos debates do seminário, que será realizado às 14h30, no Solar da Imperatriz, estarão a história e os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, do presidente do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável, Fernando Almeida, além de integrantes da conferência e representantes do MMA, FASE, FGV e do próprio Jardim Botânico.

O Jardim dos Beija-Flores, o mais novo jardim temático do parque, surgiu a partir da recuperação do Caminho da Mata Atlântica e áreas contíguas para uso público e educação ambiental, por meio de uma parceria entre o Jardim Botânico e a CEG. A implantação do Jardim dos Beija-Flores exigiu um levantamento das espécies de beija-flores que ocorrem no arboreto e um inventário de espécies da Mata Atlântica polinizadas por essas aves. A inauguração será às 11h, no largo do Jardim dos Beija-Flores.

Dentro das comemorações, os deficientes visuais serão os guias de um passeio, no dia 13, pelo Jardim Sensorial. Um grupo de instrutores e alunos do Instituto Benjamin Constant conduzirão os visitantes com vendas nos olhos pelo jardim. Todos terão a oportunidade de usar o olfato e o tato para identificar as plantas. Após o percurso, os visitantes deverão responder um questionário onde deixarão registradas suas experiências.

A programação de aniversário do Jardim Botânico no dia 13 de junho terá, às 9h30, a apresentação do conjunto instrumental Amadeus, na fachada do Centro de Visitantes. O grupo foi criado há dois anos com jovens oriundos de Os Pequenos Mozart, todos do Instituto Casa de Cultura Rio. O conjunto é formado por oito alunos de 13 a 16 anos, com grande habilidade técnica no violino. Eles se apresentam com roupas do século XVII, época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

PROGRAMAÇÂO:

DIA 12

Conferência Rio-92 – 15 Anos Depois -

Local: Solar da Imperatriz, rua Pacheco Leão, 2040, Horto

Horário: 14h30

DIA 13

9h- Plantio de árvore pelo ex-atleta Ricardo Prado, com as presenças do secretário geral do COB, Carlos Roberto Osório, e o mascote dos jogos Rio 2007 Cauê.

9h- Início das visitas guiadas por deficientes visuais no Jardim Sensorial. As visitas acontecerão a cada 15 minutos, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

9h30- Apresentação na fachada do Centro de Visitantes do Conjunto Instrumental Amadeus.

11h- Inauguração do Jardim dos Beija-Flores

 

 

 

 

 

volta à primeira página