Catadores de papel na tela do Cine Gaia
11/8/2011

A mostra Cine Gaia do próximo sábado, 13 de agosto, vai exibir dois documentários sobre reciclagem, a partir das 15 horas.

Mini Cine TupyNa sessão das 15h, o filme Mini Cine Tupy (2002), de Sérgio Bloch, conta como o catador José Zagati, de Sítio das Madres, assentamento na periferia de São Paulo, montou uma pequena sala de cinema para crianças na garagem de sua casa, com materiais encontrados no lixo. O documentário tem duração de 10 minutos.

Para a sessão das 16h está programado o filme argentino Cartoneros (2006), de Ernesto Livon-Grosman, com 60 minutos. O documentário acompanha o processo de reciclagem em Buenos Aires, do trabalho informal dos catadores nas ruas, passando por estoques de intermediários e chegando a executivos de grandes empresas beneficiadoras. O setor se transformou em um negócio multimilionário após a última crise argentina.

A mostra Cine Gaia de cinema socioambiental acontece quinzenalmente na sala multimídia do Centro de Visitantes, Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página