Novas lixeiras no Arboreto
11/9/2012

As novas lixeiras confeccionadas para atender à coleta seletiva estão sendo instaladas no arboreto do Jardim Botânico.

As lixeiras têm cestos para acondicionamento dos resíduos recicláveis e não recicláveis, seguindo o modelo de coleta adotado em todo o JBRJ. A pesquisa levada a cabo pela A3P/JBRJ e seleção até a opção pelo modelo de lixeiras adotado seguiu critérios de sustentabilidade, harmonia e beleza, compatíveis com a imponência e relevância do Jardim Botânico.

As lixeiras foram desenvolvidas para utilização em áreas verdes, onde sua coloração se integra ao ambiente. O sistema de construção que utiliza a técnica de ripas trançadas sugere a lembrança dos cestos usados por tribos indígenas, conferindo ainda resistência e originalidade.

O conjunto é composto de madeira cumaru impermeabilizada, propícia à ambientes externos, e as partes metálicas são de alumínio com pintura eletrostática, o que confere uma grande resistência à oxidação.

Seu formato cilíndrico evita a retenção de resíduos, e sua tampa protege contra a chuva, impede a visão do compartimento interno e dificulta o acesso de animais.

Ao todo serão instalados 60 conjuntos de lixeiras duplas, totalizando 120 cestos coletores. Os primeiros 29 conjuntos já estão instalados e o restante será disposto até o final de setembro.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página