Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa da Semana Fluminense do Patrimônio
12/8/2011

O evento, que acontece de 13 a 21 de agosto em diversos municípios fluminenses, visa a ampliar o conhecimento da população sobre o patrimônio natural e cultural do estado. No JBRJ, as atividades serão no dia 19.

A Semana Fluminense do Patrimônio é organizada por instituições científicas e culturais sediadas no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo ao público uma programação voltada à preservação dos acervos históricos e artísticos. Haverá circuitos de visitação, seminários e mesas-redondas, oficinas, exposições, concursos e muitas outras atividades que chamarão a atenção para a importância do patrimônio em suas diversas formas de expressão.

A Comissão Organizadora do evento é constituída pelas seguintes instituições: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Sec.de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Museu Nacional (MN/UFRJ).

O circuito Jardim Botânico do Rio de Janeiro será oferecido em 19 de agosto, com três atividades:

Visita guiada a pé pela Trilha Histórica - às 10h e às 15h - em que serão interpretados 50 pontos de relevância do Arboreto do Jardim Botânico entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. Duração: 1h30min. Saída do Centro de Visitantes.
Vagas limitadas (30), com inscrição prévia no Centro de Visitantes pelos telefones (21) 3874-1808 ou (21) 3874-1214.

Visita ao Laboratório Didático - às 9h e às 14h - com o tema "Uma Viagem no Tempo - Os Caminhos do Jardim". A atividade convida o público a conhecer um pouco da trajetória do JBRJ ao longo de seus mais de 200 anos de história. Duração: 40min. Local: Residência de Pacheco Leão - Serviço de Educação Ambiental, Rua Jardim Botânico, 1008.
Inscrições no local por ordem de chegada (30 vagas)

Visita Noturna - às 19h - uma oportunidade de conhecer os sons, cheiros, movimentos, sombras e cores do arboreto do Jardim Botânico à noite, iluminado pela lua cheia e seu brilho no Lago Frei Leandro. Duração: 2h. Saída do Centro de Visitantes. organização: Coordenação de Conservação de Áreas Verdes e Projeto Fauna/JBRJ
Vagas limitadas (15), com inscrição prévia no Centro de Visitantes pelos telefones (21) 3874-1808 ou (21) 3874-1214.
Uso obrigatório de calça comprida e sapato fechado. Não é necessário trazer lanterna. As visitas agendadas previamente são gratuitas.

O acesso ao Centro de Visitantes e à Residência de Pacheco Leão se dão pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Veja a programação completa da Semana Fluminense do Patrimônio.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página