Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira

A partir do dia 13 de dezembro, o Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira (Portal Rede Povos da Floresta) poderá ser visto no Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O projeto abrange exposição virtual, seminário, exposição e o lançamento do Portal Rede Povos da Floresta.

O Portal Rede Povos da Floresta é uma rede na internet formada por comunidades tradicionais, sociedades remotas e isoladas e seus grupos de apoio. A intenção é de atualizar para a realidade contemporânea, por meio eletrônico, a experiência iniciada nos anos 80 denominada Aliança dos Povos da Floresta, que foi fundada por lideranças como Chico Mendes, Ailton Krenak, David Yanomamy, Antônio Macêdo, Marcos Terena, dentre outros.

O portal promove o resgate da intenção da Aliança dos Povos da Floresta atualizando o seu propósito do espírito de luta das comunidades tradicionais e ressalva a riqueza das populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, caiçaras e afro-descendentes. Os 150 povos da floresta que estarão conectados acreditam que as novas tecnologias, particularmente as tecnologias da informação e da comunicação via satélite, são instrumentos de apoio na conscientização dos valores relativos à terra. Além disso, as etnias que participam desse projeto aportam valores a cultura ocidental através do portal.

Na exposição poderão ser vistos cine/vídeos, textos, músicas e fotos do conteúdo do portal em 4 ambientes da mostra. A sala principal terá reprodução do mapa das territorialidades étnicas e unidades de conservação. O espaço comportará também uma roda de conversa da qual participarão alguns líderes de diversas etnias.

O projeto, com curadoria de Ailton Krenak, assume o desafio de buscar o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação via satélite às populações remotas e isoladas no Brasil, capacitando-os para o uso das ferramentas da tecnologia moderna para que possam se informar sobre o mundo, entrar em contato com outras comunidades, garantir seus direitos, preservando sua cultura, suas tradições e seus territórios.

Projeto Terra Brasil Diversidade Brasileira (Portal Rede Povos da Floresta) Lançamento: Data: 13 de dezembro
Horário: 20h
Data: do dia 14 de dezembro de 2005 ao dia 29 de janeiro de 2006;
de 3ª a domingo das 10 às 17h.
ENTRADA FRANCA PARA EXPOSIÇÃO
Entrada no Parque – R$4,00 – Estacionamento R$ 4,00
Local: Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente
Endereço: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008

Informações: Elcy Pinaud e Patricia Sobral – Tel: 2523-9082

 

 

 

 

 

volta à primeira página