Museu do Meio Ambiente reabre em 13 de junho
13/6/2012

Os programas educativo e de debates são as novidades nessa nova fase do Museu, que se propõe a ser um fórum de diálogo com a sociedade sobre as questões ambientais. A cerimônia de reabertura marca as comemorações dos 204 anos de fundação do JBRJ.

Em sua versão 2012, com recursos do Fundo Cultural do BNDES no valor de R$ 5 milhões, o Museu lança dois programas: o primeiro, Meio Ambiente em Debate, será um espaço de palestras, debates, fórum, projeções e consulta pública do acervo digitalizado.

Faz parte desse programa o novo sítio eletrônico do Museu, que começa a funcionar também no dia 13 de junho, a partir das 12h, no endereço http://museudomeioambiente.jbrj.gov.br
Para quem quiser curtir o Facebook do Museu, que está na web desde o dia 9 de junho, o endereço é www.facebook.com/museumeioambiente

Já o Programa Educativo oferece um leque de atividades lúdicas e de sensibilização tanto para estudantes quanto para as famílias. Nele serão utilizadas não só as ciências ambientais, mas também as diversas linguagens artísticas como literatura, música, teatro e artes plásticas.

Como parte da retomada das atividades do Museu, também está sendo inaugurada a exposição temporária Meu Meio, com curadoria de Marcello Dantas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa das questões ambientais.

O Museu do Meio Ambiente foi inaugurado em 2008, por ocasião do Bicentenário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e realizou quatro bem-sucedidas exposições temporárias. O prédio histórico foi então fechado, em 2010, para obras de adequação que lhe permitem agora receber novos programas e implementar padrões técnicos internacionais para exposições. Nesse sentido, destacam-se os novos sistemas de climatização, tratamento acústico, segurança patrimonial, segurança de incêndio, áudio e vídeo, rede digital e luminotécnica.

Para implementar todas as atividades, o Museu conta agora com uma equipe de 60 pessoas, que inclui educadores graduados e pós-graduados (biólogos, geógrafos, engenheiros agrônomos e artistas), orientadores capacitados pela área de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ, pessoal de atendimento e os funcionários fixos, com formação nas áreas de museologia, economia, gestão da biodiversidade, ciência da informação, jornalismo, pedagogia e biologia.

O funcionamento será de terça a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página