Palestra sobre paisagismo italiano contemporâneo no Centro de Visitantes
13/10/2009

A arquiteta paisagista Elena Gepetti, formada pela Univeridade de Roma La Sapienza, é a convidada do ciclo Paisagistas no Jardim nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 18h, no Centro de Visitantes.

Na conferência "O paisagismo contemporâneo na Itália: entre tradição e experimentação", Elena Gepetti traçará um panorama da produção paisagística contemporânea naquele país, ressaltando autores como Pietro Porcinai (1910-1986), que foi uma das figuras mais relevantes na passagem do jardim tradicional italiano para o moderno. Na palestra será mostrado que sua influência se faz notar no trabalho de paisagistas renomados como Franco Panzini, Achile Paianini e Giovana Salmini, tanto nos projetos de parques públicos quanto nas intervenções em paisagens históricas.

A palestrante é autora de vários projetos paisagísticos, entre os quais o Parque do aeroporto Punta Raisi (Palermo), Parque fluvial industrial de Arezzo e o jardim recentemente premiado no Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire, na França. Como parte da conferência, Elena Gepetti abordará também as propostas inovadoras dos paisagistas Franco Zagari e Antonio Perrazzi. Em um contexto mais amplo, serão apresentadas algumas instalações efêmeras na paisagem como as de Ortus Artis, Villa Landriana e as de festivais de jardins na Itália e na França.

O ciclo de palestras Paisagistas no Jardim é organizado pelo Laboratório da Paisagem da Diretoria de Ambiente e Tecnologia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O paisagismo contemporâneo na Itália
Palestrante: Elena Gepetti
Quinta-feira, 15 de outubro de 2009, às 18h
Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008
Entrada franca

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página