Conferência internacional traz Nobel da Paz ao Jardim Botânico
15/6/2012

Rajendra PachauriO presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra K. Pachauri, e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abrem a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Erradicação da Pobreza nesta terça, 19/6. Veja a programação completa.

O evento reunirá participantes de diversos países, entre representantes de governos e de ONGs, acadêmicos e tomadores de decisão, para aprofundar o diálogo e trocar experiências de ações inovadoras na construção de relações sustentáveis entre a humanidade e o meio ambiente.

O presidente do IPCC, o indiano Rajendra K. Pachauri, dará palestra sobre Pobreza, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Ele está à frente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas desde 2002 . Sob sua liderança, a instituição recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Pachauri é também diretor geral do TERI – The Energy and Resources Institute.

A Conferência terá também quatro mesas redondas, que abordarão, do ponto de vista da sustentabilidade, as relações entre conservação da biodiversidade e erradicação da pobreza, desenvolvimento urbano e inclusão social, além de ações inovadoras e governança global para o desenvolvimento sustentável.

A antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, do Collège de France, Julia Marton Lefèvre, presidente da União Internacional para Conservação da Natureza, Pavan Sukhdev, do GIST Advisory, Aisa Kacyira, da ONU-Habitat, Carlos Correa Scaff, prefeito de Monteria, Colombia, Mônica de Roure, da Ashoka Brasil e Paraguai, Henri Valot, da ONG Civicus, e Staffan Nilsson, presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, são alguns dos outros nomes confirmados para o evento.

O encontro é uma realização do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o Institut Veolia Environnement, e conta com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e parceria da Civicus – Aliança Mundial para a Participação dos Cidadãos.

A Conferência acontece em 19 de junho, das 9h às 18h, no Teatro Tom Jobim – Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O encontro é aberto ao público e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação

Saiba mais sobre os palestrantes

 

 

 

 

 

voltar à primeira página