Documentário sobre José Lutzenberger em reapresentação
15/10/2009

Reprise I Cine Gaia apresenta, neste sábado, 17 de outubro, curta-metragem sobre o ambientalista brasileiro e média sobre agricultura alternativa na Índia.

O primeiro filme que será reprisado neste sábado às 15h – "O legado Lutzenberger", de Frank Coe, foi o escolhido para a abertura do I Cine Gaia: Festival Internacional de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que aconteceu no bicentenário da instituição em 2008. A escolha foi uma homenagem ao ambientalista José Lutzenberger, falecido em 2002. “Estamos felizes de que o público tenha mais uma oportunidade de ver este filme”, diz a diretora do Cine Gaia, Eleonora Mitch.

Em seguida, será apresentado o documentário A Via Orgânica, que mostra como alguns agricultores indianos mudaram para um modelo sustentável e ecologicamente correto de produção.

Programação Reprise I Cine Gaia – sábado, 17 de outubro de 2009, no Centro de Visitantes

Lutz15h – "O legado Luztenberger", de Frank Coe (Brasil, 2007), 28 minutos
O documentário mostra o ambientalista José Lutzenberger, responsável pelo início da conscientização sobre o meio ambiente no Brasil, em depoimentos inéditos. "Nós precisamos realmente repensar o que chamamos progresso, desenvolvimento", dizia ele, numa época em que poucos se davam conta da gravidade da questão ambiental. Lutzenberger, que faleceu em 2002, recebeu o Right Livelihood Award (uma espécie de Prêmio Nobel Alternativo) em 1988.

16h – "A Via Orgânica - perfil de 4 agricultores indianos", de Sunil Shanbag (Índia, 2007), 58 minutos
Entre 2001 e 2007 mais de 10 mil agricultores no distrito de Vidarbha de Maharashtra cometeram suicídio, muitos por causa do custo crescente da agricultura baseada em pesticidas, fertilizantes e sementes comerciais. Mas pequenos produtores do país estão redescobrindo uma via de agricultura que respeita o solo, a colheita, o agricultor e o consumidor. Legendas em português.

Sala multimídia do Centro de Visitantes - Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânco, 1008

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página