Ruína de 1808 será recuperada

Dentro de 90 dias será entregue à população parte do muro da antiga Real Fábrica de Pólvora, construída por Dom VI, no Jardim Botânico, totalmente recuperada. Aprovada pelo Iphan, a obra está sendo realizada graças a uma parceria entre o JB e a Escola Nova que decidiu financiar os trabalhos de restauração no valor de R$ 92 mil. A recuperação de outros pontos da murada, também necessitando de reparos, ainda depende de novos parceiros.
Erguida em 1808, as ruínas estão localizadas atrás do portal da antiga Fábrica de Pólvora, área onde estão instalados o playground e canteiro com plantas medicinais. O desabamento de parte do muro ocorreu em conseqüência da ação do tempo e da umidade, problemas agravados com as últimas chuvas.
Além da restauração do muro e recuperação do portal da antiga Fábrica de Pólvora, a obra inclui também a reforma dos banheiros infantis, a construção de banheiros de adultos adaptados para portadores de necessidades especiais, recuperação dos brinquedos e fornecimento de novo mobiliário e construção de deck de acesso aos banheiros.

 

 

 

 

 

volta à primeira página