Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá de 20 a 26 de outubro na ENBT
16/10/2008

A participação do Jardim Botânico na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá início no dia 20, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), com a apresentação de palestras sobre ciência e religião, relacionadas ao tema deste ano da Semana: “Evolução e Diversidade”. O presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e o diretor da ENBT, Gilberto Amado, farão a abertura do evento, às 10h, no Auditório da Escola, e às 10h30 terá início a mesa de palestras, coordenada pelo diretor da Pesquisa do JBRJ, Fábio Scarano. Os palestrantes convidados para o evento são Luiz Antonio Cunha, sociólogo e professor da UFRJ; Carlos Ziller Camenietzki, professor de História Moderna do IFCS/UFRJ, e Charbel Niño El-Hani, professor do Instituto de Biologia da UFBA.

Interessados em participar do evento devem comparecer na ENBT (Rua Pacheco Leão, nº 2.040, Horto), de acordo com a programação. Mais informações sobre o evento na Escola podem ser obtidas através do telefone 3875-6205, pelo e-mail aldaheizer@jbrj.gov.br ou através do site da Semana de Ciência e Tecnologia (semanact.mct.gov.br).
O objetivo da Semana - que terá programação gratuita e aberta ao público no dia 20/10 na ENBT - é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.  Para isso, diversas atividades são realizadas, entre elas, dias de portas abertas em instituições de pesquisa, feiras de ciência, concursos, oficinas, palestras, ida de cientistas a escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos científicos, excursões científicas, programas de divulgação em rádios e TVs, eventos de ciência, cultura e arte.


Confira a lista dos palestrantes do dia 20/10:

Prof. Dr.Luiz Antonio Cunha é sociólogo, professor titular da UFRJ, atuando como coordenador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Observatório da Laicidade do Estado (www.luizantonio.cunha.nom.br )

Título da conferência: "O que o criacionismo tem a ver com as condições de vida dos alunos das escolas públicas de educação básica ?"

Prof. Dr.Carlos Ziller Camenietzki é professor de História Moderna da Universidade Federal do Rio de Janeiro(IFCS). É doutor pela Universidade de Paris IV-Sorbonne, com um estudo sobre a Obra do Padre Athanasius Kircher, Filósofo da Companhia de Jesus ativo em meados do século XVII.

Título da palestra: “Ciência e religião: uma perspectiva histórica”

Prof. Dr.Charbel Niño El-Hani é biólogo; professor do Instituto de Biologia da UFBA; doutor em Educação pela USP e com pós - doutorado no Centro de Filosofia e Estudos na Natureza e da Ciência da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Título: “Evolução e Diversidade. Um debate sobre ciência e religião”

 

 

 

 

 

 

volta à primeira página