Rodriguésia entra para a SciELO
16/12/2011

O Comitê Consultivo da SciELO aprovou o ingresso da revista científica do JBRJ em sua base a partir de 2012.

A Scientific Eletronic Library Online - SciELO é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Ela exige que uma série de critérios sejam atendidos pelas publicações que se candidatam a participar, como o caráter científico, a arbitragem por pares, a periodicidade e as citações recebidas, entre outros. Reunido em 6 de dezembro, o Comitê Consultivo julgou que a Rodriguésia atende aos critérios e está apta a fazer parte de sua base.

O diretor de Pesquisa Científica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rogério Gribel, elogiou e agradeceu à equipe da revista: "essa conquista vem contemplar o intenso trabalho do Corpo Editorial e Técnico liderado pela Pesquisadora Karen De Toni (editora-chefe) e pelo editor assistente André Mantovani". Gribel informa que, nos últimos anos, a Rodriguésia teve forte crescimento - recebeu mais de 240 artigos em 2011, e é referenciada por importantes periódicos internacionais, como o American Journal of Botany, Annals of Botany, Plant Systematic and Evolution e Botanical Journal of Linnean Society, entre outros. Seu fator de impacto estimado para 2010, sem auto-citação, foi de 0,27, quase dez vezes maior que em 2006.

Karen de Toni encerra assim com chave de ouro seus três anos como editora-chefe, função que passa agora a André Mantovani. O primeiro número de 2012, que já está sendo editorado, homenageará a Dra. Graziela Maciel Barroso no ano de seu centenário e trará avanços para a taxonomia.

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página