BANCO DE DADOS DE ALGAS MARINHAS BENTÔNICAS DISPONÍVEL NA INTERNET
17/5/2007

O Banco de Dados (BD) das espécies de Algas Marinhas Bentônicas do Estado do Rio de Janeiro já pode ser acessado pela internet no site /jabot/mapa/algasrj.php. Nele estão disponibilizadas informações sobre locais de ocorrência, datas das coletas, considerações ecológicas e referências bibliográficas dos trabalhos utilizados como fonte. O acesso à informação é feito através de uma ferramenta SIG (Sistema de Geoprocessamento) que permite variadas formas de consultas em um mapa interativo do RJ.

O banco de dados foi desenvolvido pelo aluno de iniciação científica PIBIC/CNPq Ricardo da Gama Bahia, sob a orientação de Gilberto M. Amado Filho, do analista de sistemas Luiz Alexandre da Silva e do programador Rafael Oliveira Lima, todos vinculados ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

O banco de dados está em fase de conclusão, sendo alimentado com informações. No entanto, o que está disponível até o momento corresponde a mais de 70 % da informação disponibilizada em teses, dissertações, monografias, artigos e outros, sobre as algas do Rio de Janeiro. As informações incluídas até o momento - cerca de 12 mil registros - justificam o acesso do banco na Internet.

 

 

 

 

 

volta à primeira página