Aprovado projeto de modernização e ampliação laboratorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
17/6/2010

O projeto submetido ao MCT/Finep/CTInfra – ProInfra receberá recursos no montante de aproximadamente R$ 1,2 milhão para infraestrutura e equipamentos de pesquisa para conservação da diversidade da flora brasileira.

O projeto do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) submetido no âmbito da Chamada Pública MCT/FINEP/CTINFRA - PROINFRA - 01/2009 foi aprovado com elogios pela Comissão Julgadora. No parecer recebido pela Diretoria de Pesquisa nesta quarta-feira, 17/6, a proposta é considerada de relevância nacional e perfeitamente adequada à política de pesquisa e ao programa de pós-graduação do Instituto.

Com os recursos, os seis laboratórios do JBRJ terão suas estruturas modernizadas e novos equipamentos serão adquiridos, entre eles um sequenciador de DNA e um microscópio invertido com módulo de escaneamento confocal. A expectativa é de que a modernização tenha também impacto positivo significativo sobre o programa de pós-graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical, assim como no desenvolvimento de novos grupos de pesquisa.

O diretor de Pesquisa do JBRJ, Rogério Gribel, explica que, com a aquisição dos novos equipamentos, os laboratórios do JBRJ poderão executar pesquisas em um patamar tecnológico superior. Embora tenham sido feitos alguns cortes, uma vez que o orçamento solicitado era de R$ 1,8 milhão, Gribel considera que o restante dos recursos poderá ser obtido por intermédio de outros projetos que a instituição está submetendo aos órgãos de financiamento e parceiros.

 

 

 

 

 

volta à primeira página