Ciência e Tecnologia ao alcance de todos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
17/10/2011

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ciência e Tecnologia ao alcance de todos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
17/10/2011


Além do JBRJ, outras 14 instituições apresentarão seus projetos no gramado do Centro de Visitantes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 23 de outubro.

O JBRJ será o polo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Sul do Rio, de 19 a 23 de outubro. O tema do evento em 2011 é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Em tendas e stands montados no gramado do Centro de Visitantes, ao lado do Lago das Tartarugas, públicos de todas as idades poderão conhecer projetos como os de sequestro de carbono (Petrobras), veículos movidos a hidrogênio, trens que levitam (Coppe/UFRJ), herbário virtual (JBRJ) e muito mais. O evento é gratuito, com funcionamento de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Um dos destaques da programação é a mesa redonda Conversas no Jardim, organizada pelo Museu do Meio Ambiente/JBRJ, que acontece na quinta, 20/10. Especialistas do INEA, da Coppe/UFRJ e do JBRJ falarão sobre os desastres ambientais que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro no início do ano e as maneiras de prevenir e minimizar esse tipo de problema. O encontro terá início às 18h, no Auditório da Associação de Amigos (AAJB) - Casa 06 (em frente à Tenda). Após a mesa redonda, haverá passeio noturno pelo Arboreto do Jardim Botânico (necessário agendar pelo telefone 3874-1808).

Durante a Semana, o JBRJ também oferecerá jogos e oficinas sobre flora e a fauna brasileiras, oficinas de jardinagem, pintura de vasos e esculturas móveis, atividades de educação ambiental e outras relacionadas a projetos de pesquisa botânica, visitas guiadas e uma exposição sobre a Amazônia no Centro de Visitantes.

As outras instituições participantes serão a UFRJ (COPPE, Dpto. de Bioquímica e Secretaria de Extensão), Escola Parque, Museu do Índio, Embrapa Solos, Indústrias Nucleares do Brasil, UniCarioca, Universidade Gama Filho, Petrobras, Instituto Vital Brasil, Cedae, secretarias municipal e estadual de Ciência e Tecnologia, Faperj, Faetec e O Inventor.

Devido ao evento, o estacionamento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro ficará fechado ao público de 19 a 23 de outubro. Os visitantes que vierem de carro podem estacionar no Jockey Club.

 

Veja abaixo a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro:

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro:

Outras instituições:

Coppe/UFRJ - Exposição interativa apresentando tecnologias brasileiras, desenvolvidas nos laboratórios da instituição, de uso de fontes renováveis para a produção de energia. São elas: a usina de ondas do mar, o ônibus a hidrogênio, o Maglev (trem que levita sobre trilhos), e os biocombustíveis. O objetivo é mostrar a importância e como funcionam essas tecnologias, que não emitem gases do efeito estufa, principal vilão do aquecimento global e das mudanças do clima.

Escola Parque - Experiências apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, Médio e Clube de Ciências e Robótica. Exposição da viagem ao Pantanal. Caricaturas de personalidades da química brasileira. Mudanças climáticas e novo código florestal e vídeo didático da tragédia na região serrana.

Museu do Índio – Projeto de registro e documentação de línguas indígenas.

UFRJ/Extensão - Projeto Ilha Design & Pegada nas escolas em Nova Friburgo – oficinas que ensinam, de forma lúdica, sobre questões que vão do descarte apropriado de lixo até sistemas em design para a promoção de melhoria nas condições de vida em situações catastróficas (aquecedores e purificadores de água, sistemas de sinalização, etc.). A linguagem utilizada se baseia em metodologias da comunicação visual aplicadas a cada uma das atividades propostas.

UFRJ/Bioquímica - Horta Medicinal e Orgânica - Despertando Vocações Científicas

Embrapa Solos - Exposição de materiais relacionados ao estudo dos solos pela Embrapa e oficina de pintura com tinta de solo.

Indústrias Nucleares do Brasil - Produção do combustível nuclear para as usinas nucleares brasileiras. No estande da INB será exposto o protótipo de peça de 1,50m de altura – fabricada pela INB – e que abastece as usinas nucelares brasileiras. Serão também exibidos filmes didáticos sobre energia nuclear.

Unicarioca - Atividades para crianças com foco na educação ambiental abordando a questão do lixo, inclusive oficinas com materiais reciclados, produzindo brinquedos, embalagens, etc.

Universidade Gama Filho - A evolução dos insetos x mudanças climáticas – exposição sobre as adaptações e mudanças nos insetos desde sua aparição na face da terra, tendo como um dos influenciadores as mudanças climáticas. Será possível vislumbrar toda a beleza da fauna entomológica com insetos montados em caixas, e por meio de banners e folders, além de documentários sobre a vida dos insetos, seus habitats, bionomia e relações com outros seres vivos. Os visitantes também poderão entender sobre a morfologia e arquitetura dos insetos por meio da arte.

Petrobras - a indústria do petróleo e as mudanças climáticas: Sequestro de Carbono, Tratamento de resíduos na água de produção, Biocombustíveis, Sustentabilidade em instalações da Petrobras, etc.

Instituto Vital BrasilExposição de animais peçonhentos - sábado e domingo (22 e 23/10)

CEDAE – Minieta

Secretarias municipal e estadual de Ciência e Tecnologia, Faperj e Faetec - cyber café

O Inventor – Apresentação de um protótipo de aparelho para gerar energia através do ar pressurizado.

 

 

Saiba mais sobre a SNCT 2011: http://www.snctrio.blogspot.com/

 

 

 

 

 

 

voltar à primeira página