Jardim Botânico do Rio de Janeiro moderniza sistemas de acesso
18/6/2010

catracaCatracas nas entradas do Arboreto e cancelas para o estacionamento permitirão melhor atendimento ao público, maior controle da arrecadação e mais segurança para as coleções botânicas.

Novos sistemas de acesso começaram a ser testados este mês no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Onze catracas funcionarão nas entradas do Arboreto, nove das quais nos portões utilizados pelo público e outras duas nos específicos para funcionários.

Para os visitantes, são cinco catratas no acesso pela rua Jardim Botânico, 1008, próximas ao Centro de Visitantes, outras duas no número 920 e duas na Rua Pacheco Leão, 100. Em cada portão, uma das catracas é destinada a cadeirantes. Além disso, nas portarias da rua Jardim Botânico 920 e 1008 haverá atendentes bilíngues. Já o estacionamento ganhou cancelas na portaria da rua Jardim Botânico, 1008 e na saída pela rua Major Rubens Vaz.

De acordo com o diretor de Gestao do Instituto, Renato Cader, a implantação das catracas eletrônicas e cancelas, que funcionarão por meio de cartões, traz uma série de vantagens para os usuários e a instituição. Entre elas estão a melhoria na qualidade do atendimento aos visitantes, a facilidade na entrada e saída de portadores de necessidades especiais, o melhor controle sobre a arrecadação, maior eficiência no gerenciamento, permitindo a emissão de relatórios por perfil de público, e aumento do nível de segurança. A opção por cartões de PVC se deu pela possibilidade de sua reutilização, evitando desperdício de materiais e o consequente impacto ambiental.

Para a operação dos novos sistemas de acesso, foi necessária a terceirização dos serviços de recepção, supervisão e bilheteria. São 16 funcionários contratados com a empresa XR3, através de pregão eletrônico.

 

 

 

 

 

volta à primeira página