5º GesRio debateu a Gestão de TI na Administração Pública
19/4/2011

Fotos GesRioReunidas na ENBT, lideranças executivas de órgãos públicos federais no Rio de Janeiro compartilharam informações, experiências e propostas na gestão de Tecnologias da Informação.

A Escola Nacional de Botânica Tropical recebeu, na manhã de sexta-feira, 15 de abril, cerca de 70 participantes do 5º Fórum de Lideranças Executivas de Órgãos Públicos Federais – GesRio, representantes de 26 instituições, em sua maioria diretores e gerentes de Gestão que se reuniram em torno do tema de melhores práticas na área de TI.

O evento foi aberto pelo diretor de Gestão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e coordenador do GesRio, Renato Cader, e pelo presidente do JBRJ, Liszt Vieira. Na primeira palestra, o diretor de Serviços de Rede do Ministério do Planejamento, Cristiano Rocha Heckert, apresentou um panorama do trabalho e dos serviços de apoio oferecidos pela área de Governo Eletrônico (E-Gov) do Ministério.

Em seguida, André Luiz Furtado Pacheco, do TCU, falou sobre a IN-4 e enfatizou a importância da governança e dos procedimentos para uma boa gestão de Tecnologias da Informação. Ele revelou que , da perspectiva do TCU, deficiências na segurança da informação ainda são o maior problema da TI na Administração Pública Federal.

O diretor executivo do IBGE, Sérgio Cortes, falou dos principais programas em TI do IBGE , apontou dificuldades comuns aos órgãos públicos na área e apresentou possíveis soluções de software que podem ser compartilhadas.

No debate que se seguiu, palestrantes e os demais participantes trocaram ideias sobre recursos humanos na área de TI, levantando questões sobre concursos, salários, carreiras e distribuição desses recursos pelo país. Uma das propostas resultantes do encontro foi a criação, no Rio de Janeiro, de cursos de formação e capacitação de gestores de TI na Administração Pública, com a colaboração do MPOG, Enap e UniRio, bem como a criação de um GT sobre TI com o objetivo de elaborar produtos compartilhados.

 

 

 

 

 

voltar à primeira página