Ayurveda no Recanto das Mangueiras do Jardim Botânico
19/9/2007

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro realizará, no sábado, dia 22/09, de 9h30 às 11h, o encontro "Ayurveda no Jardim", no Recanto das Mangueiras. Na programação, estão previstas palestras sobre autoconhecimento através da meditação, aromaterapia, danças indianas e sessões de massagem. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.ayurveda.org.br e pelos telefones: 2537 3251/2245 9090/ 9358 9127 e 9802 0053.

A Associação Brasileira de Ayurveda em Parceria com o jardim Botânico convida:
ABRA o seu coração
Ayurveda no jardim Botânico

Dia 22 de setembro -” Dia Nacional do Yoga”- de 9:30h às 17:00h

No Recanto das Mangueiras

Evento gratuito! Pague só o ingresso do JB.

Maiores informações: www.ayurveda.org.br
Tels: 21- 25373251 - 93589127
21- 22459090 – 98020053
shivastudio@terra.com.br
aderson@infolink.com.br
TRAGA SEU TAPETINHO DE YOGA !!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

09h30min

Abertura do Evento pelo Dr. Aderson Moreira da Rocha- Presidente da ABRA

09h45min

Palestra e vivências: AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO - Dr. Aderson Moreira da Rocha. A palestra irá abordar o tema Meditação e como esta antiga técnica oriental pode promover o desenvolvimento do autoconhecimento com
o objetivo de utilizarmos o nosso potencial mental. Nós só utilizamos
uma pequena parte do nosso potencial mental e a meditação promove
o desenvolvimento deste potencial através da prática regular da introspecção
que leva ao mergulho na consciência pura que está alem dos pensamentos. Presidente da ABRA

10h30min

Distribuição de Senhas para Massagem Ayurvédica.

Distribuição dos questionários dos Doshas.

10h45min

Palestra e vivências: DANÇAS INDIANAS - Profa. Cassiana Rodrigues. A palestra mostrará os vários estilos de dança indiana, visando a difusão da cultura da Índia em nosso país e para o intercâmbio entre esta e a cultura brasileira.

11h45min

Palestra: AROMATERAPIA - Profa. Júlia Nunes. A utilização da Aromaterapia como uma forma extremamente agradável de proporcionar sensação de bem-estar e equilíbrio para quem busca novas práticas para manter a saúde e a beleza.

12h30min

Palestra e vivências : YOGA E AYURVEDA NO DIA A DIA - Profa. Sheila Quintaneiro. Partindo da análise do nosso dosha ou seja a qualidade do nosso ser á luz do ayurveda. Veremos os hábitos saudáveis que podemos adicionar na nossa vida. Como melhorar nossa alimentação, nossa rotina diária. Faremos algumas posturas, respirações e meditações do yoga. Diretora Cultural da ABRA.

13h30min ás 17h00

Sessão de Massagem Ayurvédica - Com os profissionais presentes e alunos do Curso de Formação em Ayurveda do Shiva Studio.

13h30min

Palestra: O TOQUE CORPORAL AYURVEDA E A EXPRESSÃO NA PSIQUÊ.

UMA APROXIMAÇÃO COM AS PRÁTICAS ANALÍTICAS OCIDENTAIS

- Prof. Paulo Bastos Gonçalves. Um ensaio de aproximação entre as práticas milenares de abordagem psicológica no Ayurveda e as modernas alternativas terapêuticas que seguem a linha criada por Wilhelm Reich.Diretor Secretário da ABRA

15h00

Palestra: MASSAGEM ABHYANGA E CHAVUTTI - Profa. Cláudia Godart. Serão apresentados os benefícios dessas duas práticas milenares. Abhyanga é a oleação manual do corpo e Chavutti é uma prática típica do Sul da Índia, onde o corpo é massageado pelos pés do Terapeuta.

16h00min

Palestra: O VEGETARIANISMO NA SUA COZINHA – SAÚDE NO SEU CORPO

– Prof. Chaitanya Vallabha. Como adotar o vegetarianismo e as vantagens desta atitude.

17h00

Encerramento do Evento como presidente da ABRA Aderson Moreira Rocha


PALESTRANTES

Dr. ADERSON MOREIRA DE ROCHA – Clínico Geral, Mestre e Doutorado em saúde coletiva pela UERJ, especialista em Medicina Ayurveda, Medicina Chinesa e Homeopatia. Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.

Prof. SHEILA QUINTTANEIRO Diretora do Shiva Studio de Yoga e Ayurveda www.shivastudio.org.. Professora de Yoga, Terapeuta Ayurvédica,com formação na Índia. Shiatsuterapeuta, especialista em Tuiná, Quiropraxia, Moxabustão. É Diretora Cultural da ABRA.

Prof. PAULO BASTOS GONÇALVES – Engenheiro Eletricista. Terapeuta Ayurvédico e Arteterapeuta. Especialista em Massoterapia Ayurvédica, Especialista em Cura Prânica e Massagem Biodinâmica. Formação em Análise Psico-Orgânica. É Diretor Secretário da ABRA.

Prof. CLÁUDIA GODART – Professora de Yoga. Formada em Ancient Thai Massage, Massoterapeuta Ayurvédica. Especialista em Tuiná e Reiki.

Prof.ª JULIA NUNES - Diretora da Bellarome- Produtos Aromaterápicos.

Profa. CASSIANA RODRIGUES- Professora de dança indiana, 26 anos,desenvolve desde 2000 um trabalho corporal baseado na dança indiana, Apresentou-se em diversos teatros do Rio de Janeiro com o espetáculo “Caminhos da Índia”. Estudou na Índia 2003/2004/2005 os estilos de Dança Mohiniattan e Kutipudi.

Prof: CHAITANYA VALLABHA - Professor de culinária Vegetarianismo, e gourmet com formação internacional. Estudioso da cultura védica.

Quem é a ABRA?

ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda

A ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à preservação, desenvolvimento, disseminação, divulgação e estudos do Ayurveda em território brasileiro. Inspirados na sabedoria dos povos ancestrais da antiga India, nós temos o desafio de resgatar o conhecimento acumulado do Ayurveda e das diversas adaptações e formas mais modernas que o ayurveda hoje se encontra.

Entendemos que o milenar conhecimento do ayurveda é chamado nos dias atuais de “Terapia Alternativa”, mais temos absoluta certeza que, temos muito a somar com a Medicina Acadêmica e outros órgãos de saúde e pesquisa. Assim, em prol de uma agenda comum, pretendemos contribuir para a saúde, autoconhecimento e o bem estar geral do nosso povo, bem como resgatar valores para uma vida mais harmônica privilegiando o ethos ecológico humano.

Essa mobilização é uma demonstração inequívoca de uma manifestação maior acontecendo em campos sutis, na consciência das necessidades de uma classe. A força do ayurveda, como um sistema de busca da saúde ancestral, agora por meio da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) unindo-se a sociedade moderna, respeitando a individualidade de crença e métodos. Unindo os corações, as almas afins, subtraindo as diferenças, somando os talentos, dividindo os esforços, e multiplicando o amor nessa corrente universal que é o Ayurveda. Mesmo você que é estudante, simpatizante, admirador do ayurveda, também poderá fazer parte da ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda e juntar-se nessa corrente, associando-se e fazendo parte de nossa comunidade.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Dr. Aderson Moreira da Rocha
Vice-Presidente:Erick Schulz
Diretora Cultural: Sheila Quinttaneiro
Diretor Científico: Dr. Carlos Eduardo
Diretor Secretário: Paulo Bastos
Diretora Tesoureira: Elena Távora

 

 

 

 

 

volta à primeira página