Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico
19/10/2010

Evento aberto ao público de 20 a 24 de outubro de 2010
Horário: das 9h às 17h (quarta, sexta, sábado e domingo) e das 9h às 20h (quinta-feira)
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 1008
Estacionamento no Jockey ou Cet-Rio, na Praça Santos Dumont, Gávea.
Wi-fi no Centro de Visitantes e entorno

ATIVIDADES ORGANIZADAS PELO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Todos os dias (de 20 a 24/10)

Mini-usina de Compostagem de Resíduos Vegetais
A compostagem é o processo de fermentação aeróbica que aproveita os resíduos de folhas e galhos para produção de composto orgânico vegetal. O produto final serve como adubo orgânico que melhora as características do solo e, assim, a nutrição das plantas.
Local: Tenda em frente ao Museu do Meio Ambiente

A Fauna no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Exposição de fotos sobre a fauna no Jardim Botânico, além de banners, imagens projetadas e reprodução dos sons dos animais; atividades interativas com o público infantil (som dos bichos e produção de máscaras para estimular criação de histórias e teatrinhos); distribuição de folder do Projeto Fauna, que cuida do animais do Jardim.
Local: Centro de Visitantes do JBRJ

Visitas Guiadas no Arboreto
Visitas guiadas, em grupos, a pé pelo Arboreto, em percurso onde serão interpretados pontos relevantes dos recursos naturais, culturais e históricos do Jardim Botânico. Antes da visita, o grupo será atendido no Centro de Visitantes, onde serão mostradas maquete, vídeo e breve explanação sobre essa atividade de visitação. Duração de aproximadamente 1h30. Saídas do Centro de Visitantes às 10hs e às 15hs.

Sensibilizando para o Ambiente
Apresentação de jogos educativos e publicações do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico e exposição de materiais do projeto Coral Vivo (cartilha, dvd, folhetos).
Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Oficina de Jardinagem & Confecção de vasos para plantio
Confecção (pintura) de vasos de argila, nos quais os participantes plantarão espécies ornamentais e aromáticas, conhecendo a biodiversidade florística por meio da Jardinagem. A oficina será oferecida pelos monitores dos Espaços de Difusão/Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ.
Local: Tenda em frente ao Museu do Meio Ambiente

Espaço Biodiversidade
Neste espaço, o visitante poderá conhecer, através de diferentes ferramentas, como vídeos, sites e banners, e demonstrações de práticas científicas, de que forma o Jardim Botânico vem atuando para conhecer e divulgar a flora nacional.
Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Atividades do Espaço Biodiversidade:

Dia 20/10 - quarta-feira:
Explorando algas de interesse comercial - das 9h às 12h30
Dureza foliar como defesa anti-herbivoria - das 12h45 às 17h
Dia 21/10 - quinta-feira
Conhecendo a madeira - das 9h às 12h30
Diversidade da germinação e da morfologia de plântulas - das 12h45 às 17
Dia 22/10 - sexta-feira
Diversidade da germinação e da morfologia de plântulas
Diversidade de fungos - das 12h45 às 17h
Dia 23/10 - sábado
Oficina de ilustração botânica - das 9h às 12h e das 14h às 17h
Dia 24/10 - domingo
Flores: cores, odores e a polinização - das 9h às 12h30
Sintomas e sinais de doenças de plantas - das 12h45 - 17h

Identificar, classificar e colecionar. Etapas para o conhecimento da biodiversidade
De quarta (20/10) a domingo (24/10):
Oficina "Preparação e montagem de materiais para coleções botânicas", com o pesquisador Marcus Nadruz (JBRJ) - das 9h às 12h
Bate papo c/ a equipe do Jardim Botânico e agendamento das oficinas da tarde - das 11h30 às 12h Oficina "Por que classificar a biodiversidade", com a equipe da Curadoria de Coleções Vivas do JBRJ - das 13h às 16h30
Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

De quarta a sexta-feira - 20 a 22/10

As Plantas Medicinais na Biodiversidade - Exposição e Oficina
Atividades em que os participantes usam os sentidos do tato, olfato e paladar para o conhecimento da diversidade das plantas medicinais.
Local: Tenda em frente ao Museu do Meio Ambiente

Biodiversidade em Letras - Biblioteca
Apresentação de livros selecionados sobre biodiversidade, do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues - JBRJ. Os livros serão expostos em estante e os visitantes poderão consultá-los com orientação de bibliotecário.
Local: Biblioteca Barbosa Rodrigues, atrás do Museu do Meio Ambiente

Oficina de DNA
Oficina de extração do DNA de plantas, com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Laboratório de Biologia Molecular do JBRJ. As oficinas serão oferecidas para grupos de até 20 pessoas, a partir de 12 anos de idade (ou 6º ano do Ensino Fundamental).
Horários: 9h, 11h, 14h, 16h - por ordem de chegada
Local: sede do Núcleo de Educação Ambiental - Casa de Pacheco Leão

Projeto Tecendo Redes 2010
Atividade do Núcleo de Educação Ambiental apenas com escolas parceiras.
Local: Arboreto

Uma Viagem no Tempo - Os Caminhos do Jardim
A atividade convida o público a conhecer um pouco da trajetória do JBRJ ao longo de seus 200 anos de história e busca, por meio da associação feita com elementos vegetais - folhas, flores e frutos - mostrar parte da diversidade de aspectos educativos, técnico-científicos, sociais e culturais da instituição.
Horário: das 9h às 17h
Local: sede do Núcleo de Educação Ambiental - Casa de Pacheco Leão

Quarta e sexta-feira - 20 e 22/10

Visita guiada aos laboratórios de pesquisa
Os laboratórios do Jardim Botânico serão abertos a visita pública guiada. A visita ocorrerá nos dias 20 e 22 na parte da manhã, para um grupo de, no máximo, 15 pessoas.

Quinta-feira, 21/10

Lançamento da edição "Brasil, maior diversidade do mundo", da revista Scientific American Brasil em parceria com a Conservação Internacional.
No lançamento haverá um seminário com os pesquisadores Gustavo Martinelli e Gilberto Amado Filho, do JBRJ, autores de artigos para a revista. Eles farão um balanço da Biodiversidade no Brasil.
Horário: 18h
Local: Espaço Tom Jobim

Em Busca da Fauna Noturna - 19h
Sob a luz da lua cheia, os participantes serão levados a usar principalmente o sentido da audição para perceber a diversidade da fauna noturna do jardim Botânico e tentar observar alguns animais em atividade.
Local: Arboreto. Inscrições: Centro de Visitantes

Sexta e sábado, 22 e 23/10

Exibição de Filmes
Local: Sala Multimidia - Centro de Visitantes

Programação

Dia 22/10 às 10h30
Filme: Vida nos Recifes
Duração: 17 minutos
Palestrante: Representante do Projeto Coral Vivo

Data: dia 23/10 às 9h30 Título: Mokussuy - Importância das áreas marinhas protegidas na região de Abrolhos (2009)
Duração : 17 minutos
Direção: Sol Negrão e Jaco Galdino
Produzido pela Gordon and Betty Moore Foundation - International Conservation Fund of Canada

ATIVIDADES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES NO JARDIM BOTÂNICO:
Todos os dias (de 20 a 24/10)

Ciência Hoje
Distribuição de cortesias Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, divulgação e vendas de livros, distribuição de mini-revistas, brincadeiras, jogos sobre biodiversidade e DNA.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Escola Parque
Exposição auto-explicativa: fotos, desenhos, ilustrações de biodiversidade e soluções sustentáveis na Escola: Sala sustentável, Ações na gestão de resíduos e projeto de coleta de óleo, Modelo de viveiro didático com tecnologia do bambu.

Oficinas e Apresentações: Terrários, Microscópios e Maxcam com água de bromélias, Experiências apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Clube de Ciências e Robótica.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Mostra Ver Ciência
Exibição "em loop" de vídeo com aproximadamente 60 minutos de duração com trechos dos programas selecionados para a mostra Ver Ciência 2010. Após a sessão haverá um debate com pesquisadores convidados.

Local: Sala Multimidia - Centro de Visitantes

Fiocruz
Exposição Micrographia: Admirável mundo novo. Em Micrographia, a personagem central é o microscópio, apresentado pelas lentes do polêmico Robert Hooke, que teve papel fundamental no desenvolvimento da microscopia. Além de demonstrar o poder e a utilidade do instrumento, o cientista britânico foi o primeiro a ensinar como usá-lo. Nesta exposição, o visitante terá a oportunidade de ver as primeiras observações feitas por Hooke, talentosamente ilustradas pelo cientista e registradas em seu livro Micrographia, de 1665.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro - DRM-RJ
A História da Terra - Os temas do tempo geológico e a evolução da vida no nosso planeta serão trabalhados com crianças e adolescentes. Serão usados materiais que estimulam a percepção da proporcionalidade do tempo geológico e do tempo humano e imagens que apresentam os diversos paleoambientes através do tempo. Exposição de amostras de rochas e minerais.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Espaço UFF
Oficinas que demonstram a diversidade de formas como os seres vivos se integram com o meio através dos órgãos sensoriais.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

O Inventor - OI Descarte Aqui
Demonstração do evento Coletor ecológico

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

CEDAE
Miniestação de Tratamento de Água (minieta) - Maquete que mostra todas as etapas do tratamento da água, desde sua captação nos mananciais até a chegada às torneiras. Um técnico ficará de plantão durante todo o evento para explicar seu funcionamento.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Biocenas UERJ
Exposição de Fotografia : Arte e Ciência das Formas e Padrões da Natureza; Painéis didáticos-fotográficos e Oficina Fotográfica.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

INEA
Tenda 1 - Pontos Negativos das Atividades Humanas Dentro do Conceito de Biodiversidade. Serão apresentadas atividades humanas que interferem de forma negativa dentro de um sistema biodiversificado.
Oficina: Gaiola Humana: o visitante poderá se sentir como um animal engaiolado, vivendo isolado do seu ambiente natural, alimentando-se daquilo que o seu carcereiro oferecer.
Exposição de material de caça: armadilhas, gaiolas e moto-serra apreendidos pelos guardas do Parque Estadual da Pedra Branca.
Exposição de Animais da Fauna Carioca Ameaçados pela Atividade Humana: quati, tatu e preguiça empalhados, e exemplares de ofídios conservados no formol.

Tenda 2 - Educomunicação Ambiental. Exibição de vídeos de sensibilização com foco em atividades sustentáveis.

Tenda 3 - Pontos positivos da humanidade dentro do conceito de Biodiversidade. Apresentação de atividades humanas que demonstram uma melhor sincronia dentro do conceito de biodiversidade. TV mostrando atividades sustentáveis: como agro florestas, C.S.S e Caravanas.
Oficinas: Reutilização de material reciclado: flores, carteiras e guarda treco feito com garrafas pet.
Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia - SECT Rio de Janeiro
A Secretaria vai apresentar, em conjunto com a PUC-RIO, o projeto Parque da Cidade, no qual expõe o conceito de bairro Inteligente e Sustentável aplicado àquela realidade; serão disponibilizados computadores para o acesso ao programa Educopédia da Secretaria Municipal de Educação (aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática), coordenado por professores da Rede Pública Municipal.

Local: Tenda no gramado do Centro de Visitantes

Sábado e domingo, 23 e 24/10

Instituto Vital Brazil
Exposição de Animais Peçonhentos.

Local: próximo à Bilheteria

UFRJ - Instituto de Bioquímica
Projeto "Horta Medicinal e Orgânica: Despertando Vocações Científicas" tem como objetivo incentivar os alunos das escolas públicas a conhecer a importância econômica, medicinal e biológica das plantas medicinais. Através da instalação de uma Horta orgânica na Escola conhecimento cientifico associado ao conhecimento popular da utilização dessas plantas.

Local: Tenda em frente ao Museu do Meio Ambiente

 

 

 

 

 

volta à primeira página