JBRJ e REDUC renovam parceria

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Refinaria Duque de Caxias (REDUC) da Petrobras assinarão, no dia 21 de junho, às 16h, um novo convênio para apoiar o trabalho do Horto Florestal e do Laboratório de Sementes. As duas instituições vêm renovando a parceria, periodicamente, desde 1989. Dentre os objetivos previstos no próximo convênio está a colheita de sementes, na área da represa de Saracuruna, de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.

A REDUC ficará encarregada de destinar mão-de-obra especializada, equipamentos, material de consumo, ferramentas e veículos para possibilitar a coleta das sementes na área da represa. Ao longo de dois anos, período de vigência do convênio, o Horto Florestal fornecerá à empresa 20 mil mudas que serão destinadas ao plantio industrial e às comunidades vizinhas da REDUC.

Segundo o convênio, biólogos do JBRJ farão um trabalho de observação das árvores na área da represa de Saracuruna (estudo fenológico), que permitirá definir o período exato para a coleta das sementes das espécies em risco de extinção. Esta coleta permitirá uma melhoria da diversidade genética das mudas produzidas no Horto Florestal. A gratuidade para os funcionários da REDUC visitarem o Jardim Botânico também está prevista no acordo a ser assinado com a refinaria.

 

 

 

 

 

volta à primeira página