Jardim Botânico ganha logomarca comemorativa feita em mosaicultura como presente pelo seu bicentenário
20/6/2008
Escultura viva feita com milhares de mudas de plantas recriando símbolo dos 200 anos do parque será entregue simbolicamente nesta sexta-feira

Mosaicultura - logomarca de comemroação dos 200 anosComo parte das comemorações pelos seus 200 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ganhará mais um presente nesta sexta-feira (20/06), às 11h: uma escultura feita de pequenas mudas que recria a logomarca comemorativa da instituição. O presidente do JBRJ, Liszt Vieira, receberá simbolicamente do biólogo Cláudio Scultori a obra de arte viva em forma de semente, que mistura técnicas de escultura e jardinagem. O evento, que também marca o início do inverno, acontecerá no canteiro ao lado da bilheteria, próximo ao acesso do estacionamento de visitantes, na Rua Jardim Botânico, 1008.

A mosaicultura, técnica ainda pouco conhecida no país, significa escultura de plantas em formatos bi ou tridimensionais, e tem como principais representantes dessa arte a França e o Canadá. No Brasil, este movimento teve início com a criação de relógios de flores em cidades como Curitiba, Petrópolis e Poços de Caldas, entre outras, e vem se desenvolvendo a cada dia, tendo como principais praticantes a equipe de técnicos da Fundação Parques e Jardins da Cidade do Rio de Janeiro.

Sobre Cláudio Scultori
Diretor da Scultori Ambiental, formado em biologia e especializado em Paisagismo e Plantas Ornamentais, atua no mercado de trabalho há vários anos como consultor, perito ambiental e paisagista. A sua diversidade curricular atesta a sua capacidade técnica em desenvolver projetos, tanto relacionados à jardinagem e paisagismo quanto na área ambiental, tendo gerido desde simples projetos de jardinagem a Condomínios Ecológicos e Estudos de Impacto Ambiental. A Mosaicultura tem sido seu foco atual de pesquisa. Na Universidade Federal de Lavras (Lavras/MG), concluiu, recentemente, o curso de Plantas Ornamentais e Paisagismo, onde apresentou um detalhado estudo sobre o tema em sua Monografia, obtendo o título de especialista.


 

 

 

 

 

volta à primeira página